Rasbora anã peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O rasbora anã (Boraras maculatus) é um peixe ornamental de água doce da família Cyprinidae, esses lindos peixes não são apenas coloridos, mas também amigáveis e muito pacíficos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o rasbora anã é considerado um dos menores ciprinídeos do mundo, daí seu nome popular.
Este peixe de pequeno porte pode chegar aos 2,5 centímetros de comprimento apenas.
Uma dica essencial para a criação deste peixe é ter vários da mesma espécie em um aquário assim eles vivem bem, por isso precisam viver em grupos com no mínimo 8 exemplares.
No entanto, devido ao seu tamanho, a escolha de companheiros de aquário deve ser feito com muito cuidado, pois eles podem ser intimidados com muita facilidade por peixes maiores e mais ativos.
Além disso, este tipo de rasbora é muito sensível ao ambiente, por isso são indicados para aquaristas com alguma experiência no hobby.
E para que esses peixes possam prosperar, precisam de boas condições de água e, o mais importante, de muita estabilidade na qualidade dela.
Características do peixe rasbora anã
O rasbora anã é uma espécie muito pacífica este é um tipo de rasbora é considerado um dos menores do mundo, ele chega a medir 2,5 centímetros de comprimento
Este peixe possui a cloração vermelha mais intensa do que outros ele tem algumas machas pretas, e olhos grandes.
Curiosidades
Uma curiosidades sobre este peixe é que rasbora é considerado um dos menores ciprinídeos do mundo.
Outro ponto curioso é que o habitat desta espécie está ameaçada pelo desenvolvimento humano e da agricultura.
Alimentação
O rasbora anã é um peixe onívoro e na natureza se alimentam de pequenos insetos, vermes e zooplâncton.
Habitat
O rasbora anã habita em córregos e rios de águas negras associados a densa vegetação em meio a substrato arenoso com forte presença de folhas, raízes e galhos.
Onde encontrar o peixe rasbora anã
O rasbora anã pode ser encontrado no Sudeste da Ásia na Península Malaia no sul da Tailândia, Sumatra oriental, Cingapura e na ilha de Bintan na província das Ilhas Riau e Indonésia.
Criação do peixe rasbora anã em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho ideal do aquário para este peixe deve ser no mínimo 60 cm (comprimento) X 30 cm (largura) .
Parâmetros da água
– Dureza da Água: 5° – 12° dH
– pH: Manter o pH da água entre 5.0 – 6.0
– Temperatura: Manter entre 24°C – 26°C
Alimentação no aquário
A alimentação deste peixe no aquário, é bem dieta variada, como rações em flocos ou tabletes que realçam as cores beneficiam muito esses peixes.
Os rasboras anã ficam mais saudáveis quando recebem comida várias vezes ao dia, portanto, procure fornecer uma quantidade de ração em que eles possam comer por no máximo 3 minutos.
Temperamento / Comportamento
Esta espécie é indicada para quem já tem alguma experiência em aquarismo, pois estes peixes são sensíveis ao meio ambiente e mudanças bruscas na qualidade da água os enfraquecerão muito rapidamente. São peixes pacíficos e bastante tímidos.
O anão Rasbora geralmente vive em grupos, então o aquário deve ter pelo menos 8 exemplares para que eles fiquem confortáveis.
Por mais que sejam considerados peixes comunitários, podem ficar estressados com muita facilidade quando mantidos com peixes maiores que podem ver para uma refeição.
Compatibilidade
O companheiro de aquário para o rasbora anão deve ser do mesmo tamanho e personalidade e, o mais importante, não excessivamente ativo.
Podem coexistir com outras espécies de ciprinídeos, como o rasbora mosquito e outros do gênero Trigonostigma.
Evite colocá-los com paulistinhas pequenos, pois geralmente são muito ativos, pequenos bagres, como o bagre coridora anã e o limpa vidro são excelentes companheiros para o peixe Rasbora Anã.
Reprodução / Acasalamento
Essa espécie de peixe é bem difícil de reproduzir em aquários, portanto, se forem mantidos em um aquário bem estabilizado e densamente plantado, alguns alevinos podem começar a aparecer.