Raia ratão: características, alimentação, habitat e veneno
A raia ratão (Dasyatis patinaca) é uma raia costeira da família Stingrayidae, encontrada naturalmente no Atlântico Nordeste (incluindo as ilhas da Macaronésia), Mediterrâneo e Mar Negro.
Além disso, elas vivem em fundos arenosos ou lamacentos em profundidades inferiores a 60 metros, muitas vezes enterrando-se sob a superfície do sedimento.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Esta espécie forma numerosos cardumes e alimenta-se de crustáceos, pequenos peixes, cefalópodes e bivalves, é ovípara e tem pouco ou nenhum valor comercial.
A raia ratão tem uma picada venenosa capaz de infligir ferimentos terrivelmente dolorosos aos humanos.
Características da raia ratão
A raia ratão pode medir entre 1,4 e 2,5 m de largura, a barbatana peitoral é um disco achatado, grosseiramente em forma de losango, um pouco mais largo do que longo, com cantos externos estreitos e arredondados.
Os olhos são menores do que os espiráculos, um par de aberturas respiratórias emparelhadas que se encontram localizadas logo atrás das estruturas oculares, a espécie apresenta 28-38 fileiras de dentes superiores e 28-43 fileiras de dentes inferiores.
Os dentes são pequenos e sem superfície de corte, dispostos sobre superfícies planas, e apresenta cinco papilas (estruturas em forma de mamilo) na parte inferior da boca.
A cauda é fina e em forma de chicote, medindo cerca de metade do comprimento do disco, na base da cauda está um esporão com margens fortemente serrilhadas e cortantes, com até 35 cm de comprimento, embora em geral com menos de 20 cm de comprimento, equipado com uma glândula secretora de veneno na sua base.
Habitat
A raia ratão pode ser encontrado desde a linha de maré até aos 200 m de profundidade, sendo contudo de ocorrência pouco comum abaixo dos 60 m de profundidade.
Em relação ao seu habitats são os fundos arenosos ou de vasa em águas calmas, embora seja por vezes encontrado nas proximidades de recifes rochosos e em estuários.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de crustáceos, pequenos peixes, cefalópodes e bivalves.
Fotos da raia ratão
Veneno da raia ratão
Esta espécie é venenosa e pode causar ferimentos graves quando pica alguém, nos casos mais graves, pode causar a morte. Além disso, as vezes a sua picada pode causar desconforto ou até perda de consciência na vítima e costumam ser muito dolorosas.
No entanto, em caso de picada de raia ratão, devem ser seguidas as seguintes regras, nesta ordem:
– Isole a vítima do perigo e remova-a rapidamente da água
pedir ajuda
– Deite a vítima em posição semi-sentada e evite qualquer esforço
– Imobilize o membro afetado
– Limpe a ferida
– Se a punção for muito profunda, o aquecimento da ferida será menos eficaz.