Puller angelfish: características, habitat, reprodução e alimentação
Puller angelfish (Centropyge tibicen) é uma especie de peixe da família dos Pomacanthidaeque pertence ao gênero Centropyge.
É uma espécie amplamente distribuída, comum e com populações estáveis em sua área de distribuição geográfica. É uma espécie frequentemente exportada para o mercado aquarista.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do puller angelfish
Possui a morfologia típica de seu gênero , corpo oval e comprimido lateralmente, e nadadeiras arredondadas. A coloração base da cabeça, corpo e nadadeiras é azul escuro, quase preto.
Possui uma distinta mancha branca alongada e irregular nas laterais do corpo, na altura do oitavo e décimo segundo espinhos dorsais.
As bordas submarginais das nadadeiras caudal, anal e dorsal são azul elétrico claro, embora no caso da anal seja uma submargem mais interna, pois possui uma borda amarela, como a parte posterior das nadadeiras pélvicas.
Tem 14 espinhos e 15-16 raios moles dorsais; 3 espinhos anais e 16-17 raios moles. É a espécie mais comprida do gênero 4 e atinge 19 cm de comprimento.
Habitat do puller angelfish
Puller angelfish é encontrado em profundidades entre 4 e 35 metros. É uma espécie incomum de áreas onde há uma mistura de coral e cascalho tanto na lagoa quanto nos recifes próximos ao mar.
Distribuição geográfica
Puller angelfish É encontrado na região do Indo-Pacífico. Ocorre da costa noroeste da Austrália e da Ilha Christmas a leste através do Arquipélago Indo-Australiano até Vanuatu e Tonga a leste.
Eles se estendem ao norte até o sul do Japão e Taiwan e até a Ilha de Lord Howe .
Reprodução do puller angelfish
O puller angelfish é herbívoro e as algas dominam sua dieta. Vive em haréns de 3-7 peixes.
Esta espécie é capaz de mudar de sexo de fêmea para macho, quando não há macho em um harém, uma das fêmeas muda de sexo.
Alimentação do puller angelfish
Esta é uma especie onívoro, e alimenta-se de algas, pólipos de coral e organismos anexados.
Estado de conservação
A espécie está listada na Lista Vermelha da IUCN como Menos Preocupante , ano de avaliação de 2009. O tamanho da população é estável de acordo com a IUCN.