Polvo-de-anéis-azuis: características, reprodução, alimentação e habitat
Polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena maculosa) é uma espécie de polvo de água salgada que pertence a família Octopodidae.
Essa espécie é conhecida pelos visíveis anéis azuis no seu corpo e pelo veneno muito poderoso que possui.
O polvo-de-anéis-azuis vive na costa da Austrália e é uma espécie de pequeno porte pequeno que possuindo apenas 12 cm.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho polvo.
O polvo-de-anéis-azuis é um polvo considerado não agressivo e em geral exibe os comportamentos típicos dos polvos
Características do polvo-de-anéis-azuis
O polvo-de-anéis-azuis é um pequeno polvo que varia em tamanho de 4 mm no nascimento até 20 cm na idade adulta. É marrom escuro a amarelo escuro ou amarelo acastanhado na coloração.
A característica mais marcante desta espécie são os anéis azuis iridescentes nas manchas oculares. Esses anéis são relatados para “brilhar” quando um indivíduo é agravado.
Reprodução do polvo-de-anéis-azuis
Após o macho depositar o esperma no oviduto da fêmea ela guardará por um período de cinquenta dias, quando eles eclodirão em “paralarva” planctônica. Inicialmente ao nascer, o polvo terá apenas 4 mm de comprimento.
Nessa fase do ciclo de vida, os jovens flutuarão até o topo e se juntarão ao plâncton por cerca de um mês. No final deste período de tempo, eles voltarão mais uma vez ao fundo para retomar sua vida normal.
Habitat
Essa espécie habita em locais com água rasa e rochosos e com corais rasos, também encontrado sob rochas em trechos arenosos ou lamacentos de fundo onde alga é abundante.
Alimentação
O polvo-de-anéis-azuis alimenta-se tipicamente de caranguejos pequenos e camarão mas pode também alimentar-se de peixes quando surge oportunidade.
Envenenamento
O veneno dessa espécie é uma grande mistura de compostos tóxicos conhecidos como tetrodotoxina, é capaz de matar as vítimas com grande facilidade, sendo que uma dose é capaz de matar 20 homens, se equipara ao veneno do Conus
A quantidade de veneno do polvo-de-anéis-azuis, é suficiente para matar em poucos minutos vinte pessoas ou um animal do tamanho de um búfalo com cerca de 1200 Kg.
Por sorte, os acidentes com humanos são raríssimos, já que não há antídoto para o veneno deste polvo.
Fotos do polvo-de-anéis-azuis
Onde encontrar o polvo-de-anéis-azuis
Além disso essa espécie e encontrada no Indo-Pacífico e na costa da Austrália.