A piranha-mapará (Pygopristis denticulatus) é um peixe de água doce que pertence a família Serrasalmidae, esta espécie de piranha da Amazônia que possui corpo alto e ovalado.
Além disso, esses peixes possuem dentes do maxilar superior de tais animais, normalmente, são simétricos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A piranha-mapará vive em rios, lagos e lagoas em cardumes de 20 a 30 peixes, porém podem chegar a 100 indivíduos em seu cardume.
Características do peixe piranha-mapará
A piranha-mapará é uma espécie de piranha encontrada na Amazônia que possui corpo alto e ovalado, os dentes do maxilar superior de tais peixes, normalmente, são simétricos.
Além disso, este peixe possui dentes triangulares extremamente afiados e mandíbula potente, além do focinho achatado, características que a credenciam a atacar e morder com força notável.
Com relação a sua dentição é substituída constantemente em lados alternados, permitindo suas alimentação contínua, e possui sistema auditivo evoluído.
Reprodução do peixe piranha-mapará
A piranha-mapará é um peixe que põem seus ovos junto a raízes de plantas e os filhotes nascem depois de 10 dias.
Alimentação
Esta espécie de piranha se alimenta principalmente de outros peixes, mas não dispensam aves feridas, jovens sucuris e carcaças de animais.
Habitat
A piranha-mapará é um peixe que vive em grandes cardumes e habita em rios, lagoas e represas do norte da Amazônia até a costa oeste do Rio Grande do Sul.
Ameaças
A piranha-mapará esta ameaçada pela poluição e destruição do habitat.