A piranha branca (Serrasalmus marginatus) é um peixe de água doce da família Serrasalmidae conhecido também como pirambeba e piranha.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta é uma espécie de peixe temida devido seu ataque agressivo e frenético frente a suas presas, possui a reputação de um predador voraz e apetite insaciável.
A piranha branca possui dentes triangulares extremamente afiados e uma mandíbula poderosa e focinho achatado, características que lhe permitem atacar e morder com notável força.
Sua broca está constantemente sendo substituída em ambos os lados, permitindo uma alimentação contínua, tem um sistema auditivo desenvolvido.
Vivem em pequenos cardumes de até 20 indivíduos, embora não apresentem comportamento de caça em grupo.
Ocasionalmente ataca presas em grupo em uma espécie de frenesi alimentar, dilacerando suas presas por um curto período de tempo, o que aumenta o prestígio da espécie.
Esses ataques não são aleatórios e ocorrem apenas quando está com fome, os ataques a humanos são ocasionais, especialmente ao proteger as ninhadas.
As alterações no padrão de cores podem variar com a idade e a localização geográfica.
Características do peixe piranha branca
A piranha branca é um peixe que possui dentes triangulares extremamente afiados e mandíbula potente, além do focinho achatado, características que a credenciam a atacar e morder com força notável.
Além disso, a sua dentição é substituída constantemente em lados alternados, permitindo sua alimentação contínua, e possui sistema auditivo evoluído.
As fêmeas desta espécie tendem ser mais gordas e maiores que os machos e também pode apresentar cores mais chamativas em época de reprodução.
Reprodução do peixe piranha branca
A piranha branca é um peixe Ovíparo, e o casal começa a nadar em círculos, com interações homem-mulher.
Os ovos são colocados em um ninho construído pelo macho perto da vegetação rasteira, os ovos são fertilizados pelo macho e ele cuida da prole até que as larvas eclodam e nadem livremente.
Alimentação
A piranha branca é um peixe carnívoro, que a alimentação varia conforme estágio de vida.
As larvas e juvenis se alimentam de crustáceos microscópicos e pequenos insetos aquáticos.
Os juvenis (até 2 cm) se alimentam das barbatanas de outros peixes e insetos, enquanto os juvenis e adultos se alimentam principalmente de peixes.
Comportamento
Apesar de sua reputação como um peixe agressivo, é bastante tímido no aquário e deve ser mantido em pequenos grupos de pelo menos 5 indivíduos.
Manter outras espécies na mesma sala deve ser evitado, pois podem ser comidos, alguns aquaristas conseguem mantê-los com bagres ou bagres, mas mesmo assim há um risco.
Onde encontrar o peixe piranha branca
A piranha branca vive em cardumes e habitam os rios e lagos da América do Sul, principalmente na região da Amazônia, Guiana, Venezuela, Argentina, Peru e Suriname.
Além disso, assim como todos os predadores, as piranhas são importantes para o equilíbrio ecológico do ambiente.
Dicas para pesca do peixe piranha branca
Equipamentos
Os melhores equipamentos para esta pesca são do tipo médio e as linhas de numeração 14, 17 e 20 lb.
Anzol
O anzol mais aquedado para este tipo de pesca são os de anzóis de números 3/0 a 6/0.
Pescaria sensacional do canal do Tambor de pesca
Tipos de iscas para a pesca da piranha branca
As melhores iscas para a pesca de piranha branca são iscas de meia água, superfície, shads, jigs e crank baits.
Qual melhor horário para pegar piranha branca
O amanhecer é considerado um dos melhores horários para pesca piranha branca devido ao movimento das marés e consequentemente dos peixes.
Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do nascer do sol. É provável que o rio caia acentuadamente pelo resto da manhã.