Piraíba peixe: Características, habitat, alimentação e onde encontrar
O piraíba (Brachyplatystoma filamentosum) é um peixe de água doce da família Pimelodidae, conhecido também como filhote, kumakuma ou em inglês true piraiba catfish.
Além disso, este é um peixe de aparência distinta que vive entre 12 a 25 anos e pode atingir até impressionantes 3 metros de comprimento com mais de 150 kg.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Este é um peixe fascinante, com uma incrível envergadura física e um importante papel ecológico na região amazônica. Com sua conservação sendo essencial para a preservação da biodiversidade dos rios na América do Sul.
Características do peixe piraíba
O piraíba pode atingir até 3 metros de comprimento com mais de 150 kg, seu corpo é alongado e esguio, lembrando o formato de um torpete.
Além disso, ele apresenta uma coloração cinza a marrom-olivácea no dorso, o ajudando a se camuflar em meio as turvas águas dos rios amazônicos.
Sua parte inferior é mais clara, em geral, a piraíba não apresenta cores brilhantes ou padrões distintos, mas a descrição de sua coloração o ajuda a se misturar no ambiente aquático.
Habitat
Este peixe é encontrado habitando no fundo de canais dos rios das regiões que é encontrado.
Alimentação
Este espécime é carnívoro, se alimentando de uma grande variedade de presas, como peixes, aves e crustáceos. Com sua boca e barbilhões sensíveis que o ajudam a localizar presas na água.
Onde encontrar o peixe piraíba
O piraíba é endêmico da América do Sul, encontrado nas Bacias dos rios Amazonas, Tocantins, Araguaia e Orinoco.