A piracema 2023 ou desova é um marco no calendário do pescador, pois diferentes leis entram em vigor nos meses abrangentes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre a piracema 2023.
Seja um pescador iniciante ou experiente, os pescadores devem estar cientes das leis de cada estado para pescar com responsabilidade, segurança e legalidade.
Além disso, a desova é o movimento de migração dos peixes durante o período reprodutivo, no qual eles deslocam-se do sítio de alimentação até o lugar onde realizam a reprodução.
O que é piracema
A piracema ou a desova é o momento em que os peixes após a reprodução sobem o rio para desovar.
É um momento importante e delicado que o pescador deve respeitar, como a pesca esportiva valoriza a biodiversidade.
Além disso, é de extrema importância entender como funciona a piracema e aprender boas práticas durante esse período para que a reprodução, desova e conservação da espécie não sejam comprometidas.
Como funciona a piracema 2023
As leis variam de estado para estado, isso é um fato. Então lembre-se de descobrir como funciona no local onde você vai praticar.
Em geral, porém, a Pesca e Solta não afeta a piracema , pois os peixes dos rios onde essa modalidade é liberada já começaram a ascender antes disso, ou seja, já desovaram.
Já nas bacias é importante seguir as normas da piracema
Período da piracema 2023
Para entender quando inicia o período da piracema 2023, é importante notar que existem algumas diferenças por estado. Os dados de todas as as bacias podem ser visualizados no site do Ibama clicando aqui.
Além disso, na bacia do Araguaia-Tocantins, onde está localizado o Cantão Fishing Resort, as datas são divididas em duas partes:
Especificamente para Pirarucu, a pesca é encerrada de 1º de outubro a 31 de agosto. Março fechado.
Quando se trata de todas as espécies, o período de defeso dura de 1º de novembro a 28 de fevereiro.
A agência também afirma no documento que:
– É permitida a pesca amadora (na modalidade esportiva, pesca e soltura) em reservatórios;
– O transporte no Defeso precisa de guia de trânsito;
– A pesca de 3kg a 5kg/pescador/dia é permitida para consumo local (varia conforme a bacia).
Importância da piracema 2023
A piracema garante que o peixe complete seu ciclo de vida e continue sua espécie. Se o fenômeno for interrompido de alguma forma, a reprodução será afetada, pois a interrupção interrompe o desenvolvimento das gônadas, a maturação dos gametas e a desova.
A piracema ocorre durante as estações chuvosas e, como o Brasil é um país de grandes proporções, não ocorre em todo o seu território ao mesmo tempo. Durante a época de desova, a pesca deve seguir as normas de cada região.
Qual a diferença entre a piracema e o período de defeso
Apesar de serem semelhante, a piracema e Defeso são coisas diferentes.
enquanto a época da período da piracema é o fenômeno da migração dos peixes para reprodução, o período de defeso é o momento em que os peixes são protegidos, ou seja, quando a pesca é evitada ou regulada em leis e regras.
O Defeso é a legislação que protege a espécie durante a piracema , ou seja, é um conjunto de leis que são aplicadas para garantir a época de reprodução e desova.
Além disso, a legislação do Defeso estabelece as datas oficiais que garantem e protegem a piracema.
A lei federal de proteção ambiental proíbe a captura, transporte e armazenamento de espécies nativas e ornamentais durante a piracema.