Piracatinga peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas
Piracatinga (Calophysus macropterus ) é uma espécie de bagre de água doce encontrada na bacia amazônica, conhecida popularmente pintadinha, douradinha, piranambu ou urubu-d’água.
Além disso, esta é uma espécie de peixe sul-americano de água doce nativa do Brasil. A piracatinga é um peixe adaptável e resistente e pode ser criado em tanques.
Os companheiros da piracatinga de tanque devem ser escolhidos com muito cuidado, pois esse peixe tem a capacidade de morder e arrancar pedaços de carne, embora muitos que realmente mantiveram o peixe não relatem sinais aparentes de agressão.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe piracatinga
A piracatinga é um peixe de couro com tamanho máximo de 40 centímetros e com grande presença na bacia amazônica.
Mas além dessas características, este peixe é popularmente conhecida como urubu d’água doce, isso porque possui habilidade em localizar restos mortais humanos ou animais.
A barbatana adiposa carece de raios, é amarela e tem uma cabeça pequena. Os dentes são molares e todo o corpo dos adultos é cinza-arroxeado com algumas sombras vermelhas brilhantes.
Os juvenis são cinza claro com manchas laranja ou vermelhas. Costuma ter o dorso preto, e o peixe pesa 20 kg e atinge um comprimento total de 88 cm.
Reprodução do peixe piracatinga
O Peixe piracatinga faz desova no período da piracema, quando é época de chuva, esta espécie se reproduz em águas rasas e frias e seu comportamento é similar ao do peixe tambaqui.
Alimentação
A piracatinga é um bagre que se alimenta preferencialmente de carniças e restos de peixes, além de ser um dos peixes que limpam o fundos dos rios.
Curiosidades
Esta espécie é conhecida por ter hábitos necrófagos, arcadas dentárias e mandíbulas bem estruturadas, alimentando-se em bandos e fortes hábitos territoriais.
Restos de animais e até mesmo humanos são frequentemente encontrados no sistema digestivo do peixe.
Essa espécie de piracatinga é útil na busca de restos mortais de afogados na Amazônia, juntamente com a análise comparativa de amostras de DNA de parentes de falecidos.
Uma tecnologia que pode servir como ferramenta forense para localizar e identificar os restos mortais das vítimas.
Onde encontrar o peixe piracatinga
O piracatinga é encontrado na América do Sul, bacias dos rios Amazonas e Orinoco.
Dicas para pesca do peixe piracatinga
Para a pesca do Piracatinga , use equipamentos do tipo médio a pesado, com linhas de 17, 20, 25 e 30 lb e o ideal seria o uso de empates curtos por causa da boca pequena e dos dentes do peixe.
Utilize também os anzóis podem variar entre os n°s de 2/0 a 8/0 e você pode usar diversas iscas.
Para pesca-lo necessitamos de material básico (anzol, chumbada e linha), usando como isca pedaços de carne ou peixe.
Tipos de iscas para de piracatinga
As iscas utilizadas são os minhocuçus vivos, pedaços de carne ou peixe.
Fotos do peixe piracatinga