Picão-verde: características, habitat, reprodução e alimentação
Picão-verde ( Sander vitreus ) é uma especie de peixe de agua doce da família dos Percidae que pertence ao gênero dos Sander.
O picão-verde às vezes é chamado de walleye amarelo para distingui-lo do walleye azul , que é uma transformação de cor que já foi encontrada no sul de Ontário e Quebecregiões, mas agora é presumido extinto.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
No entanto, uma análise genética recente de uma amostra preservada (congelada) de ‘walleye azul’ sugere que o walleye azul e amarelo eram simplesmente fenótipos dentro da mesma espécie e não merecem classificação taxonômica separada.
Características do picão-verde
O nome deriva da posição de seus olhos, que parecem olhar para fora, como se estivessem olhando para as paredes ( parede ). A cor é azeitona dourada: a parte dorsal é azeitona tingida de ouro nas laterais e tendendo para o branco em direção ao ventre.
A coloração é quebrada por cinco listras quase verticais mais escuras. A boca é larga e está armada com dentes afiados. As primeiras nadadeiras dorsal e anal são espinhosas, assim como os opérculos.
Eles se distinguem de seus primos Sauger pela coloração branca do lóbulo inferior da nadadeira caudal, que falta nos Sugers.
Além disso, as duas nadadeiras dorsais e a nadadeira caudal do sauger são marcadas com estrias de manchas pretas que faltam nas partes correspondentes dos picão-verdes.
Os picão-verdes normalmente crescem até 80 cm de comprimento e até 9 kg de peso, mas já houve casos de peixes com mais de 1 m de comprimento e pesando até 11,3 kg. As fêmeas são geralmente maiores que os machos e seu tamanho depende que crescem .
Habitat do picão-verde
O poleiro de olhos vítreos é encontrado em grandes partes da América do Norte . Também é encontrado no Rio St. Lawrence, no Ártico, no Rio Mississippi , na Bacia do Rio Québec até os Territórios do Noroeste do Canadá , e ao sul do Alabama e Arkansas .
Reprodução do picão-verde
Os machos atingem a maturidade sexual com a idade de dois a quatro anos, enquanto as fêmeas com a idade de três a seis anos. A época de desova ocorre nos meses de fevereiro a abril , com temperaturas da água de 8,9 a 12,8 graus Celsius.
Lagos rasos ou áreas de vegetação inundada com subsolo abundante de cascalho servem como locais de desova. A desova geralmente ocorre em pequenos grupos à noite, com o macho ou a fêmea iniciando o processo de desova exercendo continuamente pressão lateral sobre o parceiro.
Ovos e espermatozóides são encontrados na superfície da águaseparados ao mesmo tempo. A fêmea pode colocar até 612.000 ovos.
Alimentação do picão-verde
À noite, o poleiro vítreo alimenta-se principalmente de insetos e peixes menores, incluindo poleiro pequeno, truta e lúcio , e o tamboril de água doce .
Curiosidades
A espécie é um peixe esportivo popular e é considerada uma carne muito boa. A pesca comercial também ocorre e, em menor grau, é cultivada para soltura em águas de pesca esportiva.