Piau-vara peixe: características, alimentação, habitat e ameaças
Piau-vara (Schizodon vittatus) é um peixe de água doce que pertence a família Anostomidae, conhecido popularmente como piau-pororoca e piau-cagão.
Além disso, o piau-vara é importante na pesca turística no final das águas altas, quando é facilmente capturada, na foz de vários córregos afluentes do rio Araguaia, representa importante elo na cadeia alimentar dos ambientes onde vive.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Espécie com forte hábito alimentar herbívoro, tem uma verdadeira predileção por plantas e algumas algas.
Comportamento muito dócil, são muito rápidos, eles geralmente incluem todos os tipos de alimentos (especialmente vegetais e spirulina) e vegetais/vegetais em sua dieta.
Características do peixe piau-vara
O piau-vara corpo relativamente espesso, boca pequena, é quatro dentes no pré-maxilar e quatro no dentário, linha lateral completa 43 a 45 escamas.
Quatro fileiras de escamas acima da linha lateral e quatro abaixo; nadadeira caudal com escamas apenas na base.
Quatro barras transversais escuras no corpo e uma faixa escura sobre o flanco, espécie pouco frequente nos cursos superior e médio dos riachos e córregos , mas abundante nos inferiores, principalmente no período de águas altas.
Alimentação
O piau-vara principalmente raízes, folhas, frutos, sementes e algas filamentosas.
Habitat
O piau-vara é facilmente encontrado em lagos remanescentes das cheias dos rios, mesmo que seu habitat natural seja os próprios rios.
Usos e importância da espécie
O piau-vara é importante para a pesca turística no final das cheias cativantes na foz de vários riachos do rio Araguaia, ele é um elo importante na cadeia alimentar do ambiente em que vive.
Ameaças
Sendo exclusivamente herbívora, esta espécie alimenta-se da vegetação das matas costeiras e circundantes, a derrubada das florestas de tugai pode prejudicar a espécie mais rapidamente do que outras.