Piau pedra (Abramites hypselonotus) é um peixe de água doce que pertence a família Anostomidae, conhecido popularmente de Abramites.
Além disso, o piau pedra é um peixe endêmico dos rios da América do Sul que habita córregos de fluxo rápido em trechos repletos de rochas.
Esta espécie pode ser identificada por seu focinho pontiagudo, corpo em formato de diamante, marcas marrons nas nadadeiras pélvicas, e uma linha escura na base do pedúnculo caudal.
Os piaus pedras são peixes pacíficos e fácies de alimentar, no entanto, o aquarista deve tomar um pouco de cuidado ao adicioná-lo em um aquário com plantas vivas, pois elas provavelmente serão comidas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Origem
O Piau pedra é nativo da América do Sul (Bacias dos rios Orinoco, Paraguai, Amazonas e Paraná).
Características do peixe piau pedra
O piau pedra possui a coloração geral cinza-amarelado, com reflexos metálicos, tem nos flancos sete barras verticais, marrom-escuro ou negras.
As nadadeiras são amareladas com manchas negras e a cabeça é característica ridiculamente pequena em relação ao corpo, dificilmente ultrapassa 12 cm de comprimento.
Comportamento do peixe piau pedra
O piau pedra se mantém a maior parte do tempo nadando em posição de 45º, ele é um peixe social, dificilmente ataca ou perturba outros peixes com natação ativa, mas ocasionalmente pode correr atrás de peixes parados no fundo como cascudos.
No aquário, o piau pedra deve ser mantido em grupos de pelo menos 3 exemplares, para que não se sinta só.
Curiosidades
Uma curiosidade interessante sobre o piau pedra, é que muitos deles costumam nadar virados de cabeça pra baixo.
Alimentação
Este peixe é onívoro, e na natureza ele se alimenta de plantas com folhas macias.
Habitat
O piau pedra pode ser encontrado em muitos tipos de habitat, desde canais de rios principais com águas turvas e correntes até pequenos afluentes e remansos.
Onde encontrar o peixe piau pedra
Esta espécie é encontrado na América do Sul, Bacias do Orinoco, Amazonas, Paraguai e baixo do rio Paraná
Criação do peixe piau pedra em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho do aquário para o piau pedra deve ser no mínimo de 100 cm comprimento X 40 cm largura, com a decoração é indiferente, mas ficará melhor se mantido em aquário com diversas raízes e plantas.
Paramentos da água
— pH: 6.0 a 7.4
— Dureza: 2° – 18° dH
— Temperatura: 22°C a 28°C
Alimentação
Em aquário o piau pedra aceitará prontamente alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido rações vegetais e spirulina regularmente.
Reprodução do piau pedra em aquário
Ovíparo. e a sua criação em cativeiro é desconhecida, porém sabe-se que é similar aos caracídeos com a fêmea depositando os ovos em meio a plantas e o macho fertilizando em seguida, e não ocorre o cuidado parental.