Piaba-do-rabo-amarelo: características, reprodução, habitat, alimentação, tipos de iscas e criação em aquário
A piaba-do-rabo-amarelo (Astyanax bimaculatus lacustris) é um peixe pequeno de água doce, que pertence a família Characidae conhecido popularmente de lambari do rabo amarelo, tambiú e em inglês de twospot astyanax.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A piaba-do-rabo-amarelo é um peixe nativo da América do Sul, porém pode ser encontrado em todas bacias hidrográficas do Brasil.
Esta é uma espécie com grande capacidade de colonizar diferentes habitats, assim como os Lambaris do complexo Astyanax possuem uma grande adaptabilidade a diferentes habitats, além de serem sensíveis a mudanças em seu ambiente natural, e isso os torna excelente bioindicadores de alterações ambientais.
Características da piaba-do-rabo-amarelo
A piaba-do-rabo-amarelo é um pequeno peixe de escamas de coloração prateada e nadadeiras que possuem cores que variam entre o amarelo, vermelho e o preto.
O corpo deste peixe é alongado, pouco comprimido e possui duas manchas, sendo uma próxima à nadadeira peitoral com forma ovalada e posição horizontal, e outra em forma de clava, seguindo do pedúnculo caudal à porção mediana do corpo.
O tamanho médio da piaba-do-rabo-amarelo varia entre 10 e 17,5 centímetros de comprimento.
Habitat
A piaba-do-rabo-amarelo é um peixe que esta presente em praticamente todo o território brasileiro, a espécie habita em rios, riachos, lagos e represas, mesmo onde há ocupações humanas.
Alimentação
Esta espécie de peixe é onívoro e detritívoro, alimentando-se de frutos, sementes e insetos terrestres, vegetais aquáticos, escamas, ovócitos e outros peixes, até mesmo detritos e sedimentos são consumidos pelo lambari.
Dicas para pesca de piaba-do-rabo-amarelo
Equipamentos
Use varas mais leves, como por exemplo a telescópicas até 30 libras ou a vara de bambu, o ideal é que o tamanho seja entre 3,60 e 4,60 metros, portanto, faça testes no local em que está pescando.
Em relação as linhas devem ser mescladas, uma parte mais grossa até o cabo da vara (com 50 cm além dele) e outra mais fina depois do girador, variando de 10 a 20 mm.
Além disso, as boias devem ser do menor tamanho possível, recomendamos do número 16 ao 10, e o anzol para piaba-do-rabo-amarelo também pode ser o menor que você tiver na sua coleção, e opte por aquele sem fisga.
Iscas para pesca de piaba-do-rabo-amarelo
As iscas naturais são as mais recomendadas pode-se utilizar minhocas, bichinho do pão (tenébrio), massinhas prontas, formigas ou seus ovos, larvas de mosca, bichinho da laranja, macarrão espaguete moído e cozido, milho verde e larvas.
Ceva para pesca de piaba-do-rabo-amarelo
Para atrair a piaba-do-rabo-amarelo, você pode tanto jogar pequenas quantidades de larvas de mosca ou bichinho da laranja na água a cada 10 ou 15 minutos, ou colocar a ceva em um recipiente com furos dentro da água para que atraia o peixe pelo cheiro.
Criação da piaba-do-rabo-amarelo em aquário
Configuração do aquário
O aquário para a piaba-do-rabo-amarelo precisa ter no mínimo 200 litros para um grupo de 6 peixes.
Além disso, você deve adicionar muitas plantas para criar áreas sombreadas, mas também deve deixar algumas regiões abertas para que os peixes possam nadar livremente. Adicione troncos, raízes e quaisquer outros tipos de ornamentos para decorar.
Compatibilidade
Os companheiros de aquário para a piaba-do-rabo-amarelo pode conviver com espécies de pequeno e médio porte que sejam igualmente pacíficas.
Você só deve evitar peixes de nado lento e com longas nadadeiras, pois o piaba-do-rabo-amarelo pode mordiscá-las
Alimentação
Em um aquário, este peixe aceitará prontamente rações de alta qualidade para peixes onívoros, além de alimentos vivos e liofilizados.
Temperamento / Comportamento
Este peixe possui comportamento pacífico e gregário, por isso, deve ser mantido em grupos com no mínimo 5-6 indivíduos para que possa exibir um comportamento mais próximo daquele visto na natureza.
Acasalamento / Reprodução
Ovíparo, na natureza, a piaba-do-rabo-amarelo macho conduz a fêmea e faz com que ela libere os ovos não adesivos em meio as plantas para serem fecundados.
Além disso, os peixes fazem isso nas primeiras horas do dia, e a maioria dos ovos caem no fundo ou ficarão flutuando, e a eclosão, por sua vez, ocorre em até 2 dias e as primeiras larvas estarão nadando livremente em até 48 horas.