Água doce

Perca-sol: características, habitat, reprodução, alimentação e pesca

Por Alan Costa, em 14/01/2024 (atualizado em 08/02/2024)
perca sol

Perca-sol (Lepomis gibbosus) é uma especie de peixe de água doce da familia dos Centrarchidae que pertence ao gênero Lepomis.

O perca-sol com semente de abóbora é muito comum e não está listado na CITES . É considerado de menor preocupação (não ameaçado) pela IUCN .

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do perca-sol

caracteristicas do perca-sol

O perca-sol comum tem corpo atarracado, alto e comprimido lateralmente. No geral, a aparência parece robusta. Na natureza atinge um tamanho de 15 a quase 30 centímetros, quando mantido em aquário permanece muito menor.

A fenda bucal é pequena e não atinge os olhos. Peixes jovens de até quatro a oito centímetros apresentam uma cor básica verde-acinzentada com cinco a oito faixas transversais brilhantes semelhantes a pérolas.

Os animais adultos têm uma cor de base acastanhada, enquanto as faixas transversais brilham em verde-azulado. Manchas vermelhas, amarelo-vermelhas, azuis e esmeraldas estão espalhadas por todo o corpo.

A barriga e a garganta são laranja brilhante, as barbatanas são verdes a amarelas. Linhas e pontos vermelhos cobrem as guelras verdes brilhantes . A aba branquial preta (a chamada “orelha”) termina em uma borda laranja em forma de meia-lua.

Habitat do perca-sol

habitat do perca-sol

Frequenta áreas profundas. É um peixe de extraordinária resistência, capaz de se aclimatar a diversas qualidades de água, bem como a temperaturas mais quentes do que nas suas águas de origem, razão pela qual coloniza a área onde é introduzido artificialmente, causando danos à fauna local.

Distribuição geográfica 

Peixe nativo da América do Norte, de New Brunswick (Canadá) à Carolina do Sul (EUA).

Foi introduzido pela primeira vez na Península Ibérica em 1910-1913 no lago Bañolas, e na bacia do Guadiana no final da década de setenta. Atualmente está distribuído por todas as bacias espanholas.

Reprodução do perca-sol

reproducao do perca-sol

Assim que a temperatura da água atingir 55–63 °F (13–17 °C) no final da primavera ou início do verão, os machos das sementes de abóbora começarão a construir ninhos. Os locais de nidificação são normalmente em águas rasas, no fundo de lagos de areia ou cascalho.

Os ninhos são organizados em colônias compostas por cerca de três a 15 ninhos cada. Freqüentemente, as sementes de abóbora constroem seus ninhos perto de colônias de bluegill, e as duas espécies cruzam.

As fêmeas chegam após a conclusão dos ninhos, vindas de águas mais profundas. O macho então libera leite e a fêmea libera ovos. As fêmeas podem desovar em mais de um ninho e mais de uma fêmea pode usar o mesmo ninho.

Além disso, mais de uma fêmea irá desovar com um macho em um ninho simultaneamente. As fêmeas são capazes de produzir de 1.500 a 1.700 ovos, dependendo do tamanho e da idade.

Alimentação do perca-sol

alimentacao do perca-sol

Os perca-sol são carnívoras e se alimentam de uma variedade de pequenas presas , tanto na superfície da água quanto no fundo.

Pesca do perca-sol

O perca-sol com semente de abóbora costuma morder uma isca de minhoca, o que os torna fáceis de capturar durante a pesca. Muitos pescadores consideram a semente de abóbora um peixe incômodo , pois morde com muita facilidade e frequência quando o pescador está tentando pescar outra coisa.

As sementes de abóbora são muito apreciadas pelos jovens pescadores devido à sua vontade de morder, à sua abundância e à proximidade da costa.

Embora muitas pessoas considerem a carne de uma semente de abóbora saborosa, normalmente não é um peixe esportivo popular devido ao seu pequeno tamanho.

perca-sol
Sair da versão mobile