Peixinho dourado: origem, características, reprodução, alimentação, habitat, cuidados e criação em aquário
O peixinho dourado (Carassius auratus auratus) é um peixe de água doce pertence à família dos ciprinídeos, a mesma família das carpas, conhecido popularmente de dourado, peixe-japonês e kinguio.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, o peixinho dourado é um peixe de estimação popular por sua cor atrativa e por seus cuidados simples. Ele é tão famoso quanto o peixe-palhaço, quando se trata de habitar aquários.
É um dos peixes mais comercializados em todo o mundo, além de ser ótimo para iniciantes em aquários, por não serem difíceis de lidar e pouco temperamentais.
Origem:
O peixinho dourado, pertencente à família Cyprinidae, é um dos mais presentes nos aquários de todo o mundo. Além disso, a origem deste peixe é asiática, vindo do Japão e da China, onde não apenas foram criados para o consumo humano, mas também para serem domesticados.
Além disso, na China Antiga era muito comum capturar estes peixes para criá-los em aquários, porém no momento da reprodução, várias espécies eram cruzadas. Neste caso, a mutação mais comumente obtida foi a de coloração dourada, que se destaca entre as algas.
Características do peixinho dourado:
O peixinho dourado pode chegar a medir 10, 60 ou até 90 centímetros de comprimento, porém, isso pode variar consideravelmente de uma espécie para a outra.
Este peixe possui corpo ovalado, nadadeira dorsal alta, nadadeira caudal longa e quádrupla, sem saliência no ombro. Além disso, a sua coloração é amarelada e alaranjada muito brilhantes.
No entanto, em alguns casos, podem ter pequenas manchas de cor branca no corpo.
Reprodução do peixinho dourado:
A reprodução do peixinho dourado ocorre no momento em que as fêmeas expelem os óvulos e os machos, os espermas.
Além disso, para que a reprodução aconteça, eles nadam lado a lado. No entanto, em aquário, é comum que os aquicultores realizem a reprodução por meio de fertilização artificial.
Alimentação:
Este peixe se alimenta de algas marinhas, larvas, plâncton, vermes e até pequenos ovos de outras espécies.
Curiosidades:
O peixinho dourado é de origem asiática, vindo do Japão e da China. Existem mais de 200 variedades na natureza, sendo que as mais conhecidas são a espécie bolha, cabeça de leão, cometa, perola, celestial e telescópio.
Ele pode chegar a crescer até 30 centímetros e viver cerca de 10 a 25 anos, em aquários ou viver por aproximadamente 30 anos, em grandes lagos naturais.
Habitat:
Este peixe habita em águas com pouco oxigênio e lamacentas.
Onde encontrar o peixinho dourado:
O peixinho dourado pode ser encontrados na natureza em lagos ou em corpos d’água sem muito movimento.
Cuidados adequados para criação do peixinho dourado:
Para que o este peixe tenha uma vida longa, é necessário dar a ele todos os cuidados que requer.
Além disso, é preciso levar em conta aspectos como o tamanho do aquário, os acessórios, a limpeza, etc. pois, os peixinhos precisam de espaço suficiente para nadar constantemente.
Por esta razão, é recomendável adquirir um aquário de pelo menos 100 litros. Este deve ser decorado com pedras pequenas e areia grossa.
Criação de peixinho dourado em aquário:
Tamanho do aquário:
Para a criação do peixinho dourado é recomendável adquirir um aquário de pelo menos 100 litros.
Parâmetros da água:
- pH da água: Entre 6,5 e 8
- GH: Entre 10 e 15
- Temperatura: Entre 10ºC e 32ºC
Alimentação:
Em aquários este peixe costumam ser alimentado com larvas e vegetais secos.
Expectativa de vida:
A expectativa de vida do peixinho dourado é bastante elevada, ele pode chegar a viver entre 10 a 25 anos, aproximadamente.
O peixinho dourado é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele é um peixe que pode chegar a medir 10, 60 ou até 90 centímetros de comprimento, porém, isso pode variar consideravelmente de uma espécie para a outra.