7 Tipos de peixes ameaçados de extinção no Portugal
Conhece alguns tipos de peixes ameaçados de extinção no Portugal por causa da construção de barreiras nos cursos de água, da extração de inertes, da poluição e da pesca comercial desajustada e sem obrigação de declaração.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre os peixes ameaçados de extinção no Portugal.
Além disso, um terço das espécies de peixes de água doce está em vias de extinção no mundo, e em Portugal há pelo menos sete espécies que estão prestes a desaparecer dos nossos rios. Entre eles estão as populações de sável, Lampréia do rio, saramugo.
Tipos de peixes ameaçados de extinção no Portugal
Sável
O sável ( Alosa alosa) é um peixe migratório de salobra e que pertence a família Clupeidae, hoje ele é considerado extinto em muitos rios europeus.
Além disso, as populações do sável nos rios portugueses têm diminuído drasticamente sobretudo no sul nos rios Tejo, Sado e Guadiana.
O sável é um peixe de escama e possui a cor azul, cabeça acastanhada com um tom dourado no opérculo e os flancos prateados, o corpo é comprimido lateralmente, bastante alto, e a cabeça é curta e alta, triangular e comprimida;
A boca deste peixe é fendida obliquamente, os dentes são quase imperceptíveis nos indivíduos adultos, e os olhos são pequenos;
Com relação a barbatana dorsal está situada ao nível das ventrais, sendo um pouco mais comprida.
Lampreia do rio
A lampreia do rio (Lampetra fluviatilis) também é um peixe ameaçado de extinção no Portugal
Esta espécie possui a forma de enguias, mas sem maxilas, pertencentes à da ordem dos Petromyzontiformes.
A lampreia do rio possui a boca está transformada numa ventosa circular, com o diâmetro do corpo reforçado com um anel cartilaginoso e provido de uma língua raspadora igualmente cartilaginosa.
Além disso, os olhos têm um olho translúcido em forma de cone no topo da cabeça e outro na frente das narinas, o que é único entre os vertebrados vivos (embora seja encontrado em alguns fósseis).
Os olhos são relativamente grandes, são equipados com cristalino, mas não possuem músculos oculares internos, como em outros vertebrados, sete fendas branquiais são abertas atrás.
Saramugo
O saramugo (Anaecypris hispanica) é uma espécie de peixe de água doce que pertence à família Cyprinidae, tendo sido descrita no ano de 1866.
Além disso, este é um peixe ameaçado de extinção em Portugal e entre os fatores que ameaçam o saramugo estão a construção de reservatórios e a subsequente contenção de água, o que afeta inexoravelmente o regime de vida dessa espécie.
Boga-portuguesa
O boga-portuguesa ( Chondrostoma lusitanicus) é uma espécie de peixe de água doce que pertence a família Cyprinidae.
Esta espécie pode ser encontrada em Portugal onde ocorre principalmente nas bacias hidrográficas do norte e centro do país, estando a sua distribuição limitada a sul pela bacia hidrográfica do Sado.
Porém ele esta na lista dos tipos de peixe ameaçado de extinção em Portugal.
Escalo-do-mira
O peixe escalo-do-mira (Squalius torgalensis) é uma espécie de peixe de água doce que pertence a família Cyprinidae, a espécie é encontrada na bacia hidrográfica do rio Mira, na Serra do Caldeirão, no Algarve e Portugal.
O peixe escalo-do-mira atinge o tamanho de 16 cm de comprimento, tem uma longevidade máxima de seis anos, a espécie, atinge a maturidade sexual ao fim de dois anos e faz uma postura de cerca de dois mil ovos.
Salmão-do-atlântico
Salmão do atlântico (Salmo salar) é um peixe de água salgada da família Salmonidae é uma espécie de peixe com raias na família.
Além disso, este salmão chama a atenção dos pescadores, pelo seu sabor e também por causa da dificuldade de encontrá-lo.
O Salmão do atlântico é o terceiro maior dos Salmonídeos e pode crescer até um metro de comprimento.
Para quem não sabe o salmão do atlântico também esta em ameaçado de extinção em Portugal, especificamente nos rios Minho e Lima.
Os pesquisadores avisam que é urgente tomar medidas de proteção a nível nacional, mas também internacional para que a espécie não desapareça.
Truta-marisca
A truta-marisca (Salmo trutta) é um peixe de água doce que pertence a familia Salmonidae, esta espécie é marrom dourado e na região abdominal é branco amarelado, ele também possui manchas distribuídas por todo o corpo.
Embora que na parte superior são verdes ou marrons e nas laterais se misturam com manchas vermelhas envoltas em círculos claros.
Atualmente em Portugal, só as populações dos rios Minho e Lima apresentam a forma migradora.