Água Salgada

Peixe-víbora: características, habitat, reprodução e alimentação

Por Alan Costa, em 21/07/2023
peixe-vibora

Peixe-víbora (Chauliodus sloani) é uma especie de peixe marinho da família dos Stomiidae que pertence ao gênero Chauliodus.

A espécie foi descrita pela primeira vez pelos cientistas alemães Marcus Elieser Bloch e Johann Gottlob Schneider em seu livro de 1801 Systema ichthyologiae: iconibus CX illustratum.

As fêmeas de peixe-víbora atingem a maturidade entre 133 e 191 mm, enquanto os machos provavelmente atingem a maturidade em comprimentos de corpo ligeiramente menores. Possui duas fileiras de fotóforos ao longo de seu lado ventral.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do peixe-víbora 

caracteristicas do peixe-vibora

A principal característica de interesse em peixe-víbora são seus dentes enormes. Quando a mandíbula está fechada, os dentes se encaixam para formar uma gaiola na qual a presa pode ficar presa.

Sua mandíbula pode ser desarticulada, permitindo-lhe abrir a boca até 90° para capturar presas de até 63% do tamanho de seu próprio corpo.

Seus dentes, no entanto, são fixos no lugar, presos firmemente ao maxilar, em vez de serem depressíveis como em algumas outras espécies de peixes. A imobilidade de seus enormes dentes exige que ele abra sua mandíbula tão amplamente.

O tamanho, forma, localização e número de dentes são consistentes entre os indivíduos de peixe-víbora , e cada presa é altamente especializada. peixe-víbora provavelmente atrai a presa para sua boca com seu fotóforo, ou arqueando seu longo raio dorsal para balançar na frente de sua boca.

O dente pré-maxilar anterior, que é relativamente reto e tem arestas afiadas, pode então ser usado para ferir presas maiores. Acredita-se que o segundo dente pré-maxilar curvo é usado como uma adaga, retendo presas maiores. Todos os dentes se juntam em uma gaiola para reter presas menores.

Habitat do peixe-víbora

habitat do peixe-vibora

Peixe-víbora é encontrado em águas tropicais e temperadas. É comum no Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo Ocidental , bem como nos Oceanos Índico e Pacífico. A temperatura restringe a distribuição vertical do Viperfish de Sloane.

No Atlântico, sua faixa latitudinal é de 35°N – 55°N, com maior abundância em torno de 45°N. No Mar Arábico , seu alcance é principalmente ao sul de 10°N.

Alimentação do peixe-víbora

alimentacao do peixe-vibora

Alimenta-se principalmente de crustáceos , no entanto, há evidências de que variações menores tiveram crustáceos incluídos no estômago durante a análise do conteúdo estomacal.

Peixe-víbora normalmente se alimenta de presas grandes e, em alguns casos, foi documentado que consome presas até 50% de seu próprio peso corporal

Curiosidades 

Os fotóforos nos lados ventral e lateral do peixe-víbora permitem que ele exiba bioluminescência. Em um estudo recente, foi determinado que os hormônios adrenalina e noradrenalina contribuem para a bioluminescência no peixe-víbora, com os níveis de adrenalina sendo mais altos nos fotóforos.

O estudo também observou que quando a cauda do peixe-víbora era espremida, o peixe-víbora emitia luz por cerca de 5 a 10 segundos.

Fotos do peixe-víbora

peixe-víbora
peixe-víbora
peixe-víbora
Sair da versão mobile