Peixe vaca: tipos, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O peixe vaca (Lactoria cornuta, L) é um peixe de água salgada da família Ostraciidae, conhecido também como peixe touro, peixe-cofre.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, este peixe pode representar diversas espécies, incluindo alguns peixes-boi.
Espécies de peixe vaca:
As espécies de peixe vaca são baiacu-caixão, baiacu-sem-chifre, baiacu-cofre, baiacu-sem-espinhos, ostracião, taoca, peixe-cofre e vaca-sem-chifre.
Além disso, o corpo desse peixes tem um formato triangular e a sua cor seria parda.
Características do peixe vaca:
O peixe vaca possui escamas hexagonais em forma de placa são fundidas numa carapaça sólida, triangular, em forma de caixa, da qual se projetam as barbatanas e a cauda.
Este peixe apresenta uma natação ostraciforme, parecendo que planam.
Além disso, este peixe também possui chifres, sua coloração e amarelo com manchas brancas, e a sua boca é pequena em forma de bico,
As suas nadadores são brancas transparente e não têm esqueleto pélvico, pelo que também não apresentam barbatanas pélvicas.
Reprodução do peixe vaca:
Com relação à reprodução deste peixe, sabe-se somente que os machos se tornam muito territoriais.
Curiosidades:
Uma curiosidade bastante interessante sobre este peixe é que ele tem a capacidade de ficar muito tempo sem comer.
Dessa forma, faz com que apareça uma concavidade em seu flanco, bem como o seu comprimento máximo seria de 23 cm.
Um outro ponto curioso é que o peixe consegue se locomover com suas nadadeiras peitorais, anal e dorsal, o que faz com que ele nade de forma lenta e desajeitada.
Habitat:
O peixe vaca habita em recifes de corais.
Onde encontrar o peixe vaca:
Este peixe é encontrado no mar vermelho e desde a África Oriental até as ilhas Marquesan, arquipélago de Tuamoto, Ilha Rapa, Japão, Indonésia, Austrália e Havaí.
Criação do peixe vaca em aquário:
Tamanho do aquário:
Tamanho do aquário deve ser no mínimo 300-400 litros de água.
Montagem do aquário:
O aquário deve se montado conforme o habitat natural do peixe, portanto, o fundo do aquário deve ser coberto com área e rocha, onde forneceremos buracos onde eles possam se refugiar.
Além disso, como esses peixes não são muito bons nadadores, devemos fornecer ao aquário uma corrente moderada, que os ajude a se mover, mas que não represente nenhum risco à sua integridade.
Parâmetros da água:
Este esses peixes gostam de água limpa, bem oxigenada e moderadamente macia.
- Temperaturas que variam entre 24ºC e 27ºC;
- pH entre 8,1 e 8,4.
Dieta:
O peixe vaca é omnívoro, e aceita qualquer alimento oferecido a eles, incluindo alface ou folhas de espinafre.
No entanto, no aquário, podemos fornecer-lhes uma dieta de pequenos crustáceos, moluscos, pequenos pedaços de peixe, tubifex e camarões secos ou liofilizados, combinados com alimentos verdes e alimentos secos apropriados.
Comportamento e compatibilidade:
Esta espécie de peixe é calmo, e pode viver em um aquário comunitário, desde que não seja ameaçado por outros espécimes mais nervosos.
Além disso, este peixe pode ficar perturbada, sentir medo e secretar através de sua pele uma substância tóxica (ostracitoxina) que pode causar indisposição no resto dos habitantes do aquário.
Vale lembra que, quando esses peixes são jovens, eles formam pequenos grupos, mas como adultos tornam-se solitários e territoriais, e não permitem a presença de outros peixes da mesma espécie.
O peixe vaca é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele é um peixe ornamental de aquário popular.
Além disso, esta espécie de peixe possui escamas hexagonais em forma de placa são fundidas numa carapaça sólida, triangular, em forma de caixa, da qual se projetam as barbatanas e a cauda.
Este peixe apresenta uma natação ostraciforme, parecendo que planam.