Peixe unicórnio de espigão azul: características, habitat, reprodução e alimentação
O unicórnio-de-espigão-azul (Naso unicornis) é uma especie de peixe marinho da família dos Acanthuridae que pertence ao gênero Naso.
É ocasionalmente encontrado no comércio de aquários. Cresce até um tamanho de 70 cm de comprimento. Esta espécie é amplamente distribuída por todo o Oceano Indo-Pacífico e é comum e abundante em parte de sua distribuição.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
É pescado para consumo humano na maior parte de sua área de distribuição. Segundo dados da FAO , a produção de captura para o ano de 2007 na Arábia Saudita chegou a 195 toneladas.
Características do unicórnio-de-espigão-azul
Tal como acontece com todas as espécies de peixes-cirurgião, o unicórnio-de-espigão-azul tem um corpo achatado nas laterais e uma forma oval alongada. Atinge um comprimento de corpo de até 70 cm.
Em sua testa está a protuberância em forma de chifre, em forma de nariz, que dá nome ao gênero de peixe unicórnio. O nome também comum para esta espécie, espiga de lâmina azul, refere-se às distintas placas córneas azuis (também chamadas de lâminas ou bisturis) localizadas na frente da base da cauda.
Como acontece com todos os cirurgiões, eles servem apenas como uma arma defensiva. Não há diferença clara entre os sexos. Nos machos mais velhos, no entanto, o chifre e as lâminas costumam ser um pouco mais desenvolvidos do que nas fêmeas.
A coloração do corpo do peixe cirurgião de nariz curto é cinza-azulado a cinza-acastanhado. Ele também usa faixas longitudinais um pouco mais escuras no flanco.
Habitat do unicórnio-de-espigão-azul
Vive no Mar Vermelho e no Indo-Pacífico, onde pode ser visto desde as costas da África Oriental até o Havaí e o sul do Japão . Ocorre ali em lagoas e em frente a recifes escarpados até a profundidade de 60 metros.
Ocasionalmente também pode ser observado em cavernas; no entanto, permanece principalmente em canais de recifes e regiões semelhantes com águas fortemente movimentadas.
Reprodução do unicórnio-de-espigão-azul
O unicórnio-de-espigão-azul atingem a maturidade sexual entre os 4 e 7 anos, com tamanhos entre 26 e 37 cm. Quando um macho adulto está perto de uma fêmea adulta, ele muda de cor nos lábios, costas e barbatanas para atrair a atenção dela.
Excluindo essa mudança na coloração de corte, o dimorfismo sexual mais óbvio é o tamanho maior das lâminas no pedúnculo caudal dos machos.
Eles são dióicos , fertilizados externamente e não cuidam de seus filhotes. Eles desovam em pares. Grandes agregações de desova também foram observadas na Grande Barreira de Coral australiana . Grandes larvas pelágicas vagam em um ambiente pelágico por 90 dias.
Alimentação do unicórnio-de-espigão-azul
O unicórnio-de-espigão-azul alimenta-se de espessas algas marrons, como Sargassum, Turbinaria, Laurencia, Jania e Dictyota, além de zooplâncton gelatinoso.