Peixe-sol: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Peixe-sol ( Lepomis gibbosus) é um peixe de água doce que pertence a família Centrarchidae, popularmente conhecida como perca sol.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O peixe-sol é uma espécie nativa da América do Norte São territoriais, competindo com qualquer outro animal que tente ocupar o seu habitat.
Este peixe foi levado da América do Norte para a Europa para a pesca desportiva, sendo assim considerada uma espécie invasora.
Origem
O peixe-sol é uma espécie nativa da América do Norte (New Brunswick no Canadá à Carolina do Sul nos Estados Unidos);
Características do peixe-sol
O peixe-sol é um peixe oval de corpo profundo, comprimido lateralmente, com um tamanho adulto padrão de cerca de 15 cm, mas até 40 cm de comprimento e pesando menos de 450 g.
Existem 10 a 11 espinhos na nadadeira dorsal e mais 3 espinhos na nadadeira anal, que são muito duros e pontiagudos e são usados para defesa.
A cor dos olhos geralmente é mais pronunciada quando ameaçada ou durante a época de reprodução. A coloração do corpo inclui manchas laranja, verdes, amarelas ou azuis, flancos amarelos, abdômen e peito amarelo-alaranjados.
Alimentação
O peixe-sol se alimenta tanto na superfície como no fundo, como insetos, larvas, pequenos moluscos e crustáceos, vermes e peixes menores incluindo os do mesmo gênero.
Habitat
Esta espécie de peixe habita em lagos e lagoas em meio à densa vegetação, além de riachos e rios menores.
Onde encontrar o peixe-sol
O peixe-sol é encontrado na América do Norte em Nova Brunswick, na costa leste da Carolina do Sul até o interior em Iowa e Pensilvânia.
Esta peixe também foi Introduzido na América do Norte, se estabelecendo em Washington e Oregon na costa do pacífico até a Geórgia na costa atlântica.
Criação do peixe-sol em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho do aquário deve ser com dimensões mínimas de 100 cm de comprimento e 40 cm de largura desejável. Em relação a decoração do aquário deve ser composta por plantas formando áreas sombrias.
Parâmetros da água
— Dureza: 10 a 15;
— pH: 7.0 a 7.6;
— Temperatura: 4°C a 26°C;
Comportamento
Em aquário pequeno o peixe-sol pode apresentar alto grau de agressividade e territorialismo frente a outros peixes até mesmo de maior porte.
Reprodução do peixe-sol
Ovíparo, No final da primavera ou início do verão, o macho constrói um ninho em águas rasas perto da costa e atrai uma fêmea.
Depois de acasalar, eles nadam em círculos sobre o ninho, liberando óvulos e espermatozoides. Os machos guardam os ovos e filhotes por até 11 dias após a eclosão, mas períodos de guarda muito mais curtos foram relatados na Europa.
Assim que os filhotes se tornam independentes, o macho constrói outro ninho para atrair outras fêmeas. As fêmeas podem colocar até 2.000 ovos, a maturidade sexual é atingida aos 2 anos de idade.