Peixe-sol-bandado: características, habitat, reprodução e alimentação
Peixe-sol-bandado (Enneacanthus obesus) é uma especie de peixe da familia dos Centrarchidae que pertence ao gênero Eneacanto.
O peixe-sol-bandado está atualmente ameaçado de extinção na Pensilvânia, Nova York, Nova Jersey, New Hampshire e Connecticut. Globalmente, no entanto, a sua população é estável e está listada como menos preocupante na Lista Vermelha da IUCN .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe sol bandado
O peixe-sol-bandado é semelhante ao peixe-lua e tem um corpo muito comprimido e profundo. Suas laterais são iridescentes e de cor escura.
Existem faixas escuras nas laterais e machos e fêmeas nupciais desenvolverão manchas azuis em seus corpos.
Sua boca é arrebitada e suas nadadeiras peitorais e caudais são arredondadas. Cresce até um comprimento aproximado de 9,5 cm.
Habitat do peixe sol bandado
Sua área de distribuição está no leste dos Estados Unidos , desde a fronteira norte de Massachusetts até o sul da Flórida.
Prefere águas muito crescidas, estagnadas ou com fluxo calmo. Na Europa Central foram introduzidos por humanos em alguns lugares. No entanto, as populações não conseguiram manter-se.
O peixe-sol-bandado é encontrado em pequenos lagos e remansos de riachos até rios pequenos e grandes e riachos pantanosos sobre areia ou lama em águas lentas, ácidas e com muita vegetação.
Reprodução do peixe sol bandado
O peixe-sol-bandado desova em uma pequena cavidade perto de plantas aquáticas. Ao desovar, a fêmea abana o rabo para que os ovos fertilizados sejam liberados nas plantas. Até 500 ovos são postos.
O macho então assume a guarda da ninhada. Ele protege os ovos dos predadores e fornece-lhes constantemente oxigênio fresco para que os ovos possam se desenvolver melhor.
Os filhotes eclodem após dois a três dias. Uma vez esgotado o saco vitelino da larva, o instinto dos animais de cuidar da ninhada cessa.
Alimentação do peixe sol bandado
O peixe-sol-bandado se alimenta de insetos aquáticos e microcrustáceos.
Criação em aquário
No aquárismo , o peixe-sol-bandado é mantido em um aquário chamado de água fria . A temperatura da água deve estar entre 10 e 22 graus Celsius. O valor de pH no qual esses peixes se sentem confortáveis é de 7,0 a 7,5.
Os peixes são muito sensíveis às flutuações no valor do pH. Portanto, o tratador deve ter cuidado ao transferir ou trocar a água. O aquário deve ser plantado e conter pedras e raízes além de substrato macio.
Os animais usam isso para definir territórios no tanque e para se esconder. No entanto, o robalo é considerado exigente no que diz respeito à alimentação. Geralmente não aceita comida seca ; ele deve receber comida viva .