Peixe sarampinho: características, habitat e alimentação
O peixe sarampinho (Amblycirrhitus pinos) é uma especie de peixe marinho da família dos Cirrhitidae que pertence ao gênero Amblycirrhitus.
É encontrada em profundidades de 2 a 46 m em recifes tropicais no Atlântico Ocidental . O sarampinho também é encontrado no comércio de aquários.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do sarampinho
É um pequeno peixe sarampinho que pode atingir 9,5 cm de comprimento, mas sabe-se que cresce até 10 cm.
Suas nadadeiras não possuem espinhos venenosos, por isso às vezes são considerados rockfish.
Eles têm manchas vermelhas no rosto que chamam de “sarampo”. Possui listras marrons no corpo e uma listra preta perto da cauda. Suas caudas são geralmente brancas, mas às vezes podem ter detalhes rosa ou roxos.
Habitat do sarampinho
O peixe sarampinho com manchas vermelhas é encontrado no oeste do Oceano Atlântico, em profundidades inferiores a 46 m. É comum em áreas rochosas e onde há entulho, ocupando frequentemente fendas e pequenas cavernas.
Seu habitat inclui Bermudas e Bahamas, Florida Keys , Cedar Key ao largo da Flórida, Flower Garden Banks e arredores no Golfo do México; a área que vai de Tuxpan, no México, ao longo da costa norte da Península de Yucatán, até o noroeste de Cuba.
Também ocorre em todo o Caribe , incluindo a Ilha de Aves. Ao sul é encontrada ao longo da costa sul-americana até o Rio de Janeiro , Brasil, bem como na Ilha da Trindade.
Alimentação do peixe sarampinho
Come principalmente pequenos crustáceos – como copépodes , camarões e larvas de camarão, caranguejos e larvas de caranguejo – mas também ataca poliquetas .
Criação do peixe sarampinho
Por ser um peixe nacional, pode ser encontrado na faixa dos R$ 50,00. De acordo com a LiveAquaria, é uma espécie fácil de se manter em aquários e pode ficar em aquários de 30 litros.