O peixe-rei do norte (Menticirrhus saxatilis) é uma espécie de peixe de água salgada da familia Sciaenidae, conhecida também como corvina do norte e bourrugue.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, este peixe-rei do norte vive nas águas costeiras rasas do Oceano Atlântico ocidental e do Golfo do México.
Características do peixe-rei do norte
O peixe-rei do norte pode crescer até cerca de 46 centímetros, porém um comprimento adulto mais comum é de 30 centímetros.
Além disso, este é um peixe esguio, sendo o corpo mais profundo na região peitoral, como na maioria dos peixes que se alimentam no fundo, sua mandíbula superior se projeta mais do que a inferior e o focinho pende sobre a boca.
O peixe-rei do norte há um pequeno barbilhão em seu lábio inferior carnudo, a nadadeira dorsal é dividida em duas partes, a parte frontal é triangular, curta mas alta com 10 espinhos, sendo o terceiro o mais longo e estendido em filamento curto.
Com relação a outra parte da barbatana dorsal é longa e ligeiramente afunilada e tem um espinho e 24 a 27 raios moles, as barbatanas peitorais pontiagudas são bastante grandes e a barbatana anal tem 1 espinho e 8 raios moles.
Alimentação
O peixe-rei do norte se alimenta de invertebrados bentônicos, a sua dieta consiste principalmente em pequenos crustáceos, como camarões e caranguejos, mas anfípodes, vermes poliquetas, moluscos, pequenos peixes e misídeos também são comidos e também se alimentam de carniça.
Habitat
Este peixe é subtropical demersal encontrado em águas rasas no oeste do Oceano Atlântico, ele pode tolerar baixos níveis de salinidade e os juvenis são frequentemente encontrados em rios e riachos de maré.