Peixe-psicodélico: características, reprodução, alimentação, onde encontrar e curiosidades
O peixe-psicodélico (Histiophryne psychedelica) é um peixe de água salgada da família Antennariidae conhecido como peixe-sapo psicodélico.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O peixe-psicodélico é uma espécie de peixe da Indonésia que possui listras azuis e brancas, seus olhos, por sua vez, irradiam cores brilhantes.
Este é um dos peixes mais estranhos já encontrados no oceano e é considerado o Santo Graal da Macrofotografia Subaquática.
Além disso, esta espécie de peixe não é apenas um peixe de aparência insana, mas também é um dos mais raros e difíceis de encontrar, conhecido apenas de um local específico, e também é sazonal.
Características do peixe-psicodélico
O peixe-psicodélico possui a coloração da pele padrão de listras marrom amareladas ou cor de pêssego.
Este padrão cobre todo o peixe, incluindo suas barbatanas, exceto a pele escondida exposta quando os lábios são esticados para a frente, que é de cor pálida.
Além disso, a pele pode parecer turquesa nas bordas, embora a natureza exata dessa coloração não seja clara.
Ao contrário de alguns peixes-sapo, o peixe-psicodélico nunca muda de cor, mesmo quando o habitat muda, e seus descendentes também mantêm essa cor.
O padrão de impressão digital, como as listras de uma zebra ou as manchas na cauda de uma baleia jubarte, é único para cada indivíduo.
Isso permite que os pesquisadores rastreiem facilmente vários peixe-psicodélico na natureza e ainda os identifiquem de qualquer ângulo.
O rosto do peixe-psicodélico é plano, as bochechas e o queixo do peixe são alongados lateralmente, assim como as laterais de uma bola de papel dobrável.
Reprodução do peixe-psicodélico
Uma fêmea de peixe-psicodélico coloca cerca de 220 ovos. Como todos os membros do gênero Histiophryne, a fêmea tem suas barbatanas caudal, dorsal e anal enroladas ao redor do conjunto de ovos para escondê-los da vista.
Como o peixe já havia desovado quando carregava os ovos, o tempo de eclosão é desconhecido.
Alimentação
O peixe-psicodélico se alimenta de camarão e peixes pequenos, os peixes não podem ser atraídos usando o illicium, pois esta espinha é tão reduzida em tamanho que é imperceptível externamente.
Curiosidades
O peixe-psicodélico é relativamente indefeso, mas escondido nessas passagens estreitas é altamente improvável que qualquer peixe capaz de engoli-lo possa alcançá-lo.
A combinação de camuflagem e as cavernas estreitas para se esconder torna praticamente impossível encontrar um peixe-sapo psicodélico sem derrubar rochas e corais.
O propósito das bochechas e do queixo eriçados é desconhecido, embora suponham que eles tenham a mesma função dos bigodes dos gatos, ou seja, detectar o movimento de potenciais predadores.
Também há a hipótese de que a forma esférica que o peixe-sapo psicodélico assume ao nadar ao ar livre pode ser uma forma de camuflagem.
Nesta forma, o peixe se parece muito menos com um peixe e mais com um pedaço de detritos saltando ao longo do recife.
Fotos do peixe-psicodélico
Onde encontrar o peixe-psicodélico
O peixe-psicodélico é encontrado em águas indonésias.