Peixe porco-espinho de espinha longa: características, habitat, reprodução e alimentação
Porco-espinho de espinha longa(Diodon holocanthus)é uma especie de peixe marinho da família dos Diodontidae que pertence ao gênero Diodon.
Os juvenis levam um modo de vida pelágico, encontrando abrigo em algas flutuantes de sargassum . Depois de atingir um comprimento de 6-9 cm, os juvenis se aproximam da costa e mudam para um modo de vida próximo ao fundo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do baiacu-de-espinho-listrado
O porco-espinho de espinha longa é de cor pálida com grandes manchas pretas e manchas pretas menores; essas manchas se tornam menos numerosas com a idade.
Tem muitos espinhos depressíveis longos e de duas raízes , particularmente na cabeça. Os dentes das duas mandíbulas são fundidos em um “bico” semelhante ao de um papagaio.
Os adultos podem atingir 50 cm de comprimento. O único outro peixe com o qual pode ser confundido é o porco-espinho preto ( Diodon liturosus ), mas tem espinhos muito mais longos do que essa espécie.
Habitat do baiacu-de-espinho-listrado
Eles são encontrados sobre o fundo lodoso do mar, em estuários, em lagoas ou em recifes de corais e rochosos ao redor do mundo em mares tropicais e subtropicais.
Distribuição geográfica
Distribuído em águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos. Oceano Índico: África do Sul até o Mar Vermelho, Sri Lanka, Índia e todos os principais grupos de ilhas Ausente no Golfo Pérsico.
Pacífico Ocidental: do sul do Japão à Austrália , incluindo as ilhas havaianas, Nova Caledônia e Lord Howe.
Pacífico Leste: Sul da Califórnia até o Peru, incluindo o Golfo da Califórnia e as Ilhas Galápagos. Atlântico Ocidental: do sul do Canadá e Nova Jersey ao longo da costa dos Estados Unidos até as Bermudas e Bahamas, Golfo do México, Mar do Caribe e mais ao sul ao longo da costa da América do Sul até o Brasil.
Atlântico Este: ao longo da costa de África desde a Serra Leoa até Angola, ao largo das Ilhas de Ascensão e de Santa Helena.
Reprodução do baiacu-de-espinho-listrado
Desova na superfície ao amanhecer ou ao entardecer em pares ou em grupos de machos com uma única fêmea;
Os juvenis permanecem pelágicos até atingirem pelo menos 7 cm de comprimento. Peixes jovens e sub-adultos às vezes ocorrem em grupos.
Alimentação do baiacu-de-espinho-listrado
O peixe porco-espinho de espinha longa é um onívoro que se alimenta de moluscos , ouriços-do-mar , ermitões , caracóis e caranguejos durante sua fase ativa à noite.
Criação em aquário
Deve viver em grandes aquários para poder nadar livremente. São necessários cerca de 150 litros para um Diodon pequeno , cerca de 300 litros para um grande.
É resistente a doenças, devido ao seu apetite frequentes e abundantes trocas parciais de água com sifão do fundo, tratamentos com ozônio e adições regulares de oligoelementos e vitaminas são aconselháveis.