O Peixe-pedra estuarino (Synanceia horrida ) é um peixe de água salgada que pertence a família Scorpaenidae, também conhecido de peixe-pedra de bochecha oca, peixe-pedra horrível, peixe-pedra áspero ou peixe-pedra verdadeiro.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o peixe-pedra estuarino é uma espécie de peixe venenoso, e bentônico encontrado na região do Indo-Pacífico.
Esta é uma espécie de peixe venenoso mais perigoso do mundo, é uma exposição popular em aquários públicos e é encontrado no comércio privado de aquários.
Características do peixe-pedra estuarino
O Peixe-pedra estuarino é um peixe bentônico de cor monótona que pode ser cinza acastanhado a avermelhado ou marrom esverdeado, a pele não tem escamas, mas está coberta de verrugas e muitas vezes apresenta crescimento de algas filamentosas.
A cabeça deste peixe é deprimida com olhos pequenos e amplamente espaçados que ficam no alto da cabeça e são direcionados para cima.
Há um poço profundo atrás e sob cada olho, a boca grande é quase vertical e tem uma abertura larga e cirros franjados nos lábios.
As barbatanas peitorais são grandes e carnudas, existem 13 ou 14 espinhos e 6 raios moles na barbatana dorsal, o segundo ao quarto espinhos sendo mais longos que os outros.
Alimentação
Esta espécie de peixe se alimenta de pequenos peixes e crustáceos.
Veneno
O Peixe-pedra estuarino assim como outros peixes-pedra, considerado um dos peixes venenosos mais perigosos.
Isso porque a cada espinha da barbatana tem uma cobertura carnuda na sua base onde existem duas glândulas produtoras de veneno.
Quando o peixe é perturbado, ele ergue seus espinhos, e se o peixe for pisado, os espinhos agem como seringas hipodérmicas, injetando veneno nas feridas.
Além disso, o veneno tem efeitos sobre os sistemas cardiovascular e neuromuscular, a picada é extremamente dolorosa e é conhecida por ser letal
O antiveneno pode ser administrado após o envenenamento, desde a colonização européia, não houve mortes registradas na Austrália como resultado do veneno do peixe-pedra, mas essas mortes foram registradas em outras partes de sua área de distribuição.
A imersão do ferimento da picada em água quente também pode ser usada para desnaturar o veneno.
Habitat
O peixe-pedra estuarino é encontrado em recifes costeiros protegidos e em estuários, frequentemente nas águas mais rasas em escombros de coral e rochas em recifes planos, bem como em leitos de ervas marinhas.
Onde encontrar o peixe-pedra estuarino
O peixe-pedra estuarino é encontrada na região do Indo-Pacífico, onde se estende desde a costa leste da Índia até Papua Nova Guiné, do norte ao sul do Japão e do sul até a Austrália.
Na Austrália, é encontrado em Shark Bay, na Austrália Ocidental, ao redor da costa norte tropical, até Coffs Harbour, em Nova Gales do Sul.
Utilização
O peixe-pedra estuarino é bastante popular como uma nova exibição em aquários públicos e às vezes é comercializada no comércio de aquários domésticos.
Além disso, eles são ocasionalmente capturados pela pesca de subsistência, aparecem em alguns mercados de peixe vivo da Ásia, e foram considerados como uma espécie potencial para a aquicultura.