Peixe-palhaço-gambá: características, habitat, reprodução e alimentação
Peixe-palhaço-gambá (Amphiprion akallopisos) é uma especie de peixe marinho da família dos Pomacentridae que pertence ao gênero Amphiprion.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Ele reside em recifes costeiros rasos de até 15 m com uma corrente moderada a forte. O peixe-palhaço-gambá também pode ser mantido em cativeiro por aquaristas .
Características do peixe-palhaço-gambá
O peixe-palhaço-gambá é identificado por uma cor laranja clara, com uma única faixa branca estreita que vai da boca até o pedúnculo caudal , e pode crescer até 11 cm de comprimento.
Como outros peixes-anêmona, o peixe-palhaço-gambá é um hermafrodita protândrico e mantém uma hierarquia dentro da anêmona hospedeira que consiste em um par de acasalamento, do qual a fêmea é a maior, e machos que não acasalam, que ficam progressivamente menores em tamanho.
Habitat do peixe-palhaço-gambá
Vive em zonas de clima tropical , associadas a recifes, e entre os 3-25 m de profundidade, embora sejam relatados até aos 33 metros de profundidade.
Eles são encontrados em habitats ensolarados do interior e, às vezes, em áreas com fortes correntes. Está associada, em relação mutualística , com as anêmonas Heteractis magnifica e Stichodactyla mertensii .
Reprodução do peixe-palhaço-gambá
É um hermafrodita protândrico, isto significa que todos os alevins são machos, e que têm a capacidade de se tornarem fêmeas, quando a situação hierárquica do grupo o permite, sendo o maior exemplar do clã a fêmea dominante, uma vez que estão organizados em matriarcados.
Eles são desovadores bentônicos . A reprodução ocorre assim que a temperatura da água começa a subir, embora, como habitam águas tropicais, possam se reproduzir quase o ano todo.
Alimentação do peixe-palhaço-gambá
O peixe-palhaço-gambá alimentam-se de algas marinhas , invertebrados bentônicos e zooplâncton .
Comportamento
O peixe-palhaço-gambá e outros peixes-palhaço usam a produção sonora para defender seu território. Este comportamento é mais comum com donzelas que produzem uma grande variedade de sons, um comportamento compartilhado com pelo menos 10 espécies de anemonefish.
Sons semelhantes a estalos e chilreios são mais comumente ouvidos ao interagir com peixes invasores da mesma espécie ou de espécies diferentes.