Peixe-morcego de Galápagos: características, habitat, alimentação e predadores
O peixe-morcego de Galápagos ( Ogcocephalus darwini ) é uma especie de peixe de água salgada que pertence a família Ogcocephalidae, conhecido também como peixe-morcego de lábios vermelhos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie de peixe-morcego é um peixe de morfologia incomum encontrado nas Ilhas Galápagos e no Peru em profundidades de 3 a 76 m.
Ele está intimamente relacionado ao peixe-morcego-de-lábio-rosado (Ogcocephalus porrectus ), que é encontrado perto da Ilha Cocos , na costa do Pacífico da Costa Rica, este peixe é conhecido principalmente por seus lábios vermelhos brilhantes.
Um fato interessante sobre ele é que quando o peixe-morcego atinge a maturidade, sua barbatana dorsal torna-se uma única projeção em forma de espinha (que funciona principalmente como uma isca para a presa).
Características do peixe-morcego de Galápagos
O peixe-morcego de Galápagos atinge até 40 centímetros de comprimento, a cor do seu corpo é marrom claro e uma cor acinzentada no dorso, com contra-sombreamento branco na parte inferior.
Já na parte superior do peixe-morcego, geralmente há uma faixa marrom-escura começando na cabeça e descendo pelas costas até a cauda, e o focinho e o chifre do peixe-morcego de lábios vermelhos são acastanhados.
Como o nome do peixe indica, o peixe-morcego tem lábios vermelhos brilhantes, quase fluorescentes, a cor da escama do peixe-morcego de lábios vermelhos é parecida com shagreen com uma textura relativamente lisa, os escudos são escondidos por uma camada de espínulos finos.
Habitat
O peixe-morcego de Galápagos pode ser encontrado em profundidades de 3 a 76 m, no Oceano Pacífico ao redor das Ilhas Galápagos e ao largo do Peru.
Esta é uma espécie que habita no fundo, então eles geralmente são encontrados na areia ou no fundo do oceano.
Alimentação
Esta espécie é piscívora / invertívora, e a sua alimentação consiste em pequenos peixes e pequenos invertebrados, incluindo camarões, caranguejos, vermes e moluscos.
Predadores do peixe-morcego de Galápagos
Os peixes-morcego de Galápagos não tem ameaças diretas conhecidas, porém o aumento da temperatura do mar e o branqueamento dos corais podem representar uma ameaça, pois alterariam o habitat natural e poderiam causar um declínio na disponibilidade de uma fonte natural de alimento.