Peixe-mão liso: características, causas da extinção e informações
O peixe-mão liso (Sympterichthys unipennis) era um peixe de água salgada pertencente a família Brachionichthyidae.
Além disso, pela primeira vez na história moderna, uma espécie de peixe marinho foi declarada extinta.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O peixe-mão liso era habitante de águas rasas, com barbatanas pontiagudas e uma saliência na testa parecida com uma barbela, não é avistado desde 1802.
Quando o biólogo francês François Péron ajudou a capturar um exemplar perto da costa da Tasmânia para levá-lo ao Museu de História Natural de Paris.
Características do peixe-mão liso
O peixe-mão liso normalmente medem cerca de 15 centímetros de comprimento, este peixe usam nadadeiras semelhantes a mãos para “andar”.
Esta espécie não tinha um estágio larval, em vez disso, o peixe dava à luz no fundo do mar a alevinos totalmente formados, que permanecem no local de nascimento.
Causas da extinção
O desaparecimento do peixe-mão liso foi causado por vários motivos como mudanças climáticas, destruição de habitat e poluição, já que os peixes-mão liso eram bastante numerosos quando os cientistas os documentaram pela primeira vez – e mais recentemente.
Tempo, há mais de 200 anos, os cientistas dizem que este marco serve como um alerta para o que pode acontecer com outras espécies de peixes-mão e outras espécies ameaçadas de extinção em lugares como a Tasmânia.
Fotos do peixe-mão liso