O peixe-machadinha (Argyropelecus hemigymnus) é uma espécie de peixe de água salgada da família Sternoptychidae conhecido também como peixe machado.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie mede entre 3 e 3.9 centímetros, vivendo em profundidades que variam entre 250 e 600 metros nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, bem como no Mar Mediterrâneo.
Características do peixe-machadinha
O peixe-machadinha tem uma forma absolutamente inconfundível, alto e quase trapezoidal na parte anterior, com um espinho pontiagudo em ambas as “bordas” na parte inferior e muito mais fino no segmento caudal.
Esta espécie tem os olhos são muito grandes, telescópicos e direcionados para cima, a boca é muito grande, dorsal.
Com relação a barbatana dorsal é curta, é precedida por alguns espinhos e seguida por uma longa e estreita barbatana adiposa e as barbatanas peitorais são longas e inseridas baixas.
A barbatana caudal é grande e bifurcada e os fotóforos são grandes, em número de 35, dispostos ao longo do perfil ventral do corpo e subdivididos em seis grupos.
Reprodução do peixe-machadinha
Com relação a maturação sexual ocorre em comprimento de cerca de 22 mm, sendo que os machos adultos possuem órgãos olfativos mais desenvolvidos que as fêmeas, ou seja, a espécie é sexualmente dimórfica.
O peixe-machadinha reproduz-se durante todo o ano, com máximo na primavera, os ovos são flutuantes e eclode uma larva que assume o aspecto típico do adulto com cerca de 7 mm de comprimento.
Alimentação
O peixe-machadinha se alimenta de zooplâncton, particularmente de ostracodes e copépodes.
Fotos do peixe-machadinha
Habitat
Habita em profundidades que variam entre 250 e 600 metros nos oceanos.
Onde encontrar o peixe-machadinha
O peixe-machadinha pode ser encontrado no Atlântico, Índico e Pacífico, bem como no Mar Mediterrâneo.