Peixe lua: características, curiosidades, reprodução, alimentação e habitat
O peixe lua (Mola mola) é uma espécie de peixe de água salgada da família molidae, é conhecido por sua morfologia bem diferente dos demais peixes.
Além disso, ele é o peixe ósseo mais pesado do mundo, possui a mesma toxina que os baiacus, e não se adapta a viver bem em cativeiro.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Características do peixe lua:
O peixe lua é a maior espécie de peixe encontrado no oceano ele possuí 3,3 m de altura e 2,3 toneladas.
Além disso, nessa espécie, as fêmeas são maiores que os machos e possuem uma morfologia diferente dos outros Tetraodontiformes, sendo caracterizados pela degeneração da coluna vertebral.
No entanto, por conta disso a nadadeira caudal foi substituída por uma estrutura dura e larga chamada clavus.
As nadadeiras deste peixe são muito longas e se movem em sincronia quando o peixe precisa nadar.
Além disso, ele possui a boca pequena e não tem espinhos dorsais e anais, mas tem de 15 à 18 raios moles na dorsal e de 14 à 17 raios moles na anal.
Reprodução do peixe lua:
Esta espécie de peixe fêmea é capaz de produzir até 300 milhões de ovos a cada época de reprodução.
Além disso, elas liberam os ovos que logo em seguida, são fecundados pelos machos.
Alimentação:
Este peixe se alimentam de zooplânctons e pequenos peixes.
Curiosidades:
Uma das curiosidades sobre este peixe é o seu tamanho ele possuí 3,3 m de altura e 2,3 toneladas, esta é uma criatura estranha, sendo considerada uma das mais bizarras de todo o oceano.
Além disso, o formato de seu corpo é semelhante a lua por isso ele leve esse nome os dentes são fundidos em uma estrutura que se parece com um bico, o que faz com que o peixe não consiga fechar a sua boca totalmente.
Um outra curiosidade sobre este peixe é que esta espécie está na lista dos peixes ameaçados de extinção e em uma escala mundial, a situação é vulnerável.
Habitat:
Este peixe habita em regiões temperadas e tropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, é também largamente difundido na bacia do Mediterrâneo.
Onde encontrar o peixe lua:
O peixe é encontrado no Mediterrâneo, Califórnia e África do Sul
Ameaças:
Além disso, existe um nível alto de pesca incidental nas águas da Califórnia, Mediterrâneo e África do Sul causando ameaça desta espécie.
O peixe lua não é uma espécie muito comercializada, entretanto em países como Japão e Taiwan, há ocorrência de mercado consumidor.
No entanto, ele pode ser consumido fresco ou grelhado, e algumas partes do peixe são utilizadas na medicina chinesa tradicional.
O peixe lua é um peixe muito popular no brasil e no mundo como mencionamos este é um dos maiores peixes do oceano, ele possuí 3,3 m de altura e 2,3 toneladas.
Além disso, nessa espécie, as fêmeas são maiores que os machos e possuem uma morfologia diferente dos outros Tetraodontiformes, sendo caracterizados pela degeneração da coluna vertebral.