Peixe-lua delgado: características, alimentação e habitat
Peixe-lua delgado ( Ranzania laevis ) é um peixe de água salgada é o único membro existente do gênero Ranzania, e pertence a família Ommastrephida, encontrado globalmente em mares tropicais e temperados.
Peixe-lua delgado também é conhecido como peixe-roda, esta entre os peixe que se movem rapidamente, exibindo evidências de que o esguio peixe-lua é um predador de lulas ágil e de movimento mais rápido.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe-lua delgado
O peixe-lua delgado atinge cerca de 1 metro de comprimento, embora tenha uma barbatana caudal ao nascer, perde-a mais tarde e é substituída por uma estrutura arredondada chamada clavus, que lhe confere a sua forma característica.
Além disso, o corpo desse peixe dá a aparência da visão lateral de um tubarão maior (uma ilusão de ótica subaquática), é mais provável que isso afaste qualquer predador.
O peixe-lua delgado raro com um corpo esguio e oblongo, um focinho pontiagudo com uma pequena boca oval em forma de funil, longas barbatanas peitorais e pele ‘lisa’ coberta por minúsculas escamas hexagonais.
A sua coloração é azul escuro acima, prateado brilhante nas laterais e abaixo, com listras e manchas azuis, cinzas, marrons ou verdes variáveis, e uma série de listras escuras curvando abaixo e atrás do olho na parte inferior.
Alimentação
Esta espécie de peixe se alimenta principalmente de crustáceos planctônicos, águas-vivas, salpas, lulas e pequenos peixes.
Habitat
O habitat do peixe-lua delgado é em águas oceânicas temperadas e tropicais em profundidades de até 140 metros.
Onde encontrar o peixe-lua delgado
O peixe-lua delgado é uma espécie rara, porem pode se encontrado em águas costeiras, grandes cardumes ocasionalmente encalham ao longo da costa sudoeste da Austrália. Eles são nadadores ágeis e rápidos, suficientemente poderosos para sair da água.