Peixe-lobo do atlântico: características, reprodução, alimentação, habitat e curiosidades
O peixe-lobo do atlântico (Anarhichas lupus) é um peixe-marinho da família Anarhichadidae que habita as águas do Oceano Atlântico.
Também conhecido como lobo-marinho, peixe-gato do Atlântico, peixe-gato do oceano, peixe- diabo, enguia-lobo, ou gato-do-mar.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, os peixes-lobo do atlântico são a maior espécie existente na Apesar do aspecto ameaçador, o peixe-lobo só é uma ameaça para os humanos fora da água.
Esta é a maior espécie de peixe-lobo alguma vez capturada pesava cerca de 18 kg e tinha 1,5 m de comprimento.
Características do peixe-lobo do atlântico
Os peixes-lobo do atlântico tem o corpo longo, subcilíndrico na frente, comprimido na porção caudal, liso e escorregadio, as escamas rudimentares sendo embutidas e quase escondidas na pele.
Eles possuem uma coloração que varia entre o acinzentado, o azul e o castanho esverdeado.
Além disso, ele também possui uma comprida barbatana dorsal e vivem em águas naturalmente geladas (1-2 ºC).
O sangue deste peixe circula de forma fluída, e os peixes-lobo produzem substâncias anti-congelantes naturais.
Reprodução do peixe-lobo do atlântico
A forma como os ovos do lobo marinho são fertilizados é muito diferente da de outros peixes, como os lobos marinhos o peixe-lua.
Em vez de colocar os ovos em mar aberto para o peixe macho fertilizar e partir, eis o que eles fazem: fertilizam os ovos internamente, e o macho fica no ninho, protegendo-os por um período de cerca de quatro meses. Quando os filhotes são grandes e fortes o suficiente para serem independentes, o macho se retira do ninho.
Os ovos postos pela fêmea têm geralmente entre 5,5 e 6 mm de diâmetro. Eles são um dos maiores ovos conhecidos hoje.
Sua cor é amarela opaca e eles são colocados no fundo do mar perto de águas rasas. Isso significa que as cristas que se formam são naturalmente submersas e cobertas de areia.
Os ovos também podem ser encontrados presos em aglomerados soltos cercados por algas e rochas. Para se reproduzir, o lobo precisa de mais de seis anos de maturidade.
Alimentação
Os peixes-lobo do atlântico têm uma estrutura dentária única, própria para esmagar as carapaças de caranguejos, ouriços-do-mar e outros moluscos e crustáceos.
Curiosidades
Recentemente, as populações de peixes-lobo do atlântico diminuíram drasticamente devido à sobrepesca e capturas acessórias durante as atividades de pesca.
Um outro ponto curioso sobre este peixe é que ele esta na lista dos peixes mais feios do mundo.
Habitat
Os peixes-lobo do atlântico habitam cavernas e aberturas rochosas entre os 76 e os 120 m de profundidade.