Judia (Coris julis) é uma especie de peixe de agua salgada da familia dos Labridae que pertence ao genero dos Coris.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
E uma espécie de bodião encontrada em todo o Mediterrâneo e no leste do Atlântico e no mar Negro. Os peixes são hermafroditas parcialmente protogínicos .
Características do judia
A fêmea é menor que o macho porque judia é uma espécie hermafrodita sequencial proterógina, ou seja, os menores indivíduos são fêmeas porque os órgãos sexuais femininos amadurecem mais cedo.
Quando as fêmeas atingem um determinado tamanho, as gônadas femininas regridem e as masculinas começam a amadurecer, mudando assim o sexo para machos.
Além disso, os machos têm um comportamento mais agressivo, territorial e ousado do que as fêmeas, sendo os que mais acabam mordendo a isca e sendo apanhados.
Isso pode se tornar um problema, pois se forem capturados principalmente indivíduos grandes, haverá cada vez menos machos na população, o que pode prejudicar o sucesso reprodutivo da espécie. Este é um problema generalizado para espécies de peixes hermafroditas sequenciais.
Habitat do judia
O judia é comum no Mar Mediterrâneo e no leste do Oceano Atlântico , desde o Canal da Mancha até a África central .
Vive em fundos marinhos rochosos ou posidônios , é um peixe estritamente costeiro e sua difusão batimétrica varia de alguns centímetros a (excepcionalmente) 120 metros de profundidade. Vive em costas rochosas frequentemente em marinas menos frequentadas, entre as rochas das arribas.
Reprodução do judia
A judia é uma espécie protogínica : os indivíduos (sexualmente ativos com 1 ano) nascem fêmeas e tornam-se machos ao envelhecer.
Estudos demonstraram que todos os indivíduos com mais de 18 cm são espécimes masculinos. A mudança de sexo dura cerca de 5 meses. Os ovos amarelo-transparentes são postos entre abril e agosto.
Alimentação do judia
A judia alimenta-se de algas, anfípodes, copépodes, ouriços-do-mar, poliquetas, camarões e gastrópodes.
Comportamento do judia
Comportamento territorial pode ser observado em alguns machos secundáriospara ser observado. Estes começam a procurar um território com o início do verão. Assim que um macho secundário encontra um território adequado, ele é marcado pelo comportamento de exibição.
Mantém-se no centro do território, onde pode ser avistado ao longe, ou nada ao longo dos limites do território com a barbatana dorsal erguida, de forma a reconhecer a coloração vermelha, azul e branca.