O peixe galho (Farlowella oxyrryncha) é um peixe de água doce da família Loricariidae e da ordem Siluriformes.
Além disso, esta espécie de peixe é distribuído nas bacias do rio Amazonas e Orinoco, além de rios costeiros do Nordeste do Brasil.
O peixe galho é nativo do Brasil, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela, com relatórios questionáveis na Argentina. E no Brasil é encontrado nos estados do Amazonas, Rondônia e São Paulo.
O peixe galho é um dos membros mais exóticos da ordem Siluriformes (bagre ou bagre). Mais precisamente, é uma espécie de cascudo adaptada para imitar os caules e raízes submersas comuns em seu habitat, conseguindo assim enganar os predadores.
E apesar da fragilidade da tripa seca, o peixe galho consegue resistir bravamente às correntes dos rios graças à sua ventosa e ao seu formato hidrodinâmico.
Apesar disso, nada com alguma dificuldade e nunca se aventura muito longe porque a armadura de escamas que o cobre limita os seus movimentos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe galho
O peixe galho possui corpo esguio com focinho pronunciado, de cor acastanhada e uma faixa lateral escura desde a ponta do focinho até o pedúnculo da cauda. Seu corpo tem a forma de um fino galho de madeira.
Análises filogenéticas morfológicas e moleculares identificam o gênero Farlowella como um gênero irmão de Sturisoma. Essa relação é sustentada por dimorfismo sexual e estratégias reprodutivas idênticas em ambos os sexos.
Reprodução do peixe galho
O peixe galho é um peixe ovíparo, e os ovos são colocados em superfícies verticais abertas, como vegetação ou rochas submersas, em uma única camada que são guardados pelo macho.
Habitat
O peixe galho habita em Riachos de águas rápidas com troncos e raízes submersas, este peixe fica imóvel em galhos submersos, onde se camuflam nesse meio.
Alimentação
Onívoro, e se alimenta principalmente de algas.
Onde encontrar o peixe galho
O peixe galho pode ser encontrado na América do Sul, bacia Amazônica e do rio Paraná.
Criação do peixe galho em aquário
Tamanho do aquário
Aquário com dimensões mínimas de 100 cm de comprimento e 40 cm de largura. Desejável presença de inúmeras raízes e caules em todo o aquário pois a espécie estará camuflada e presa a eles a maior parte do tempo.
Parâmetros da água
— pH: 6.0 a 7.0;
— Temperatura: 22°C a 28°C;
— Dureza: desconhecido;
Alimentação
Em aquário o peixe galho poderá não aceitar prontamente alimentos secos, devendo ser ministrado alimentos alternativos como vegetais frescos, uma vez aceite alimentos secos, forneça rações a base vegetal e spirulina regularmente.
Comportamento
Esta espécie de peixe possui o comportamento pacífico sendo ideal para aquário comunitário com peixes igualmente pacíficos e de pequeno porte como tetras, rásboras, corydoras e Ciclídeos anões.
Além disso, os peixes de maior porte e que apresentem alguma agressividade devem ser evitados.