Peixe-folha-da-amazónia (Monocirrus polyacanthus) é um peixe de água doce da família dos Polycentridae que pertence ao gênero Monocirrhus.
É um peixe mimético , que deve o seu nome ao seu corpo, achatado lateralmente e acastanhado, fazendo-o parecer uma folha caída.
A semelhança com uma folha morta se deve a uma protuberância no lábio inferior que lembra um pecíolo de folha .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe-folha-da-amazónia
O peixe-folha-da-amazónia atinge um comprimento padrão máximo de 8 cm e um comprimento total de 10 cm.
Como sugerido pelo seu nome comum, assemelha-se muito a uma folha morta. O corpo achatado e o filamento na ponta da mandíbula inferior (semelhante a um talo) realçam ainda mais sua semelhança com uma folha.
É marrom acinzentado, mas pode mudar de cor até certo ponto. Não há linha lateral e sua boca grande pode se estender até 60% do comprimento da cabeça
Habitat do peixe-folha-da-amazónia
O peixe-folha-da-amazónia é encontrado em grande parte da região amazônica em riachos de fluxo lento e águas estagnadas com vegetação de plantas aquáticas ou com bastante folhagem na água.
Distribuição geográfica
Este peixe está distribuído na Bacia do Rio Amazonas no Peru , Brasil , Bolívia , Colômbia e Venezuela na América do Sul .
Reprodução do peixe-folha-da-amazónia
Fazem parte dos peixes-folha reprodutores de substrato e depositam seus ovos principalmente na parte inferior das folhas das plantas aquáticas, previamente bem limpas.
O macho guarda e ventila os ovos relativamente pequenos com água doce até que as larvas quase incolores eclodam após 3 a 4 dias.
Alimentação do peixe-folha-da-amazónia
Alimenta-se quase exclusivamente de peixes pequenos, sendo que a quantidade diária de alimento corresponde aproximadamente ao peso do próprio peixe.
Criação em cativeiro
O peixe-folha-da-amazónia foram repetidamente criados em aquários. A desova é emparelhada. A temperatura da água deve ser de 26-28°C. Os ovos de peixe são depositados na parte inferior de uma folha larga de uma planta ou em outros objetos planos.
A fertilidade é de até 300 ovos, o macho cuida da prole, ele varre o ninho com as nadadeiras, protege-o e, em caso de perigo, cobre-o com o próprio corpo.
O período de incubação dura 3-4 dias, depois as larvas ficam penduradas em fios finos perto do local de postura anterior por mais 3 dias. Os bebês são trazidos bastante grandes e imediatamente recebem pequenos alimentos vivos: náuplios de artemia e ciclopes , nematóides .
O tamanho da ração deve ser aumentado gradativamente, com foco nos alevinos menores. Os peixes de folhas jovens são caracterizados por forte canibalismo . Os peixes jovens amadurecem aos 16 meses.