Peixe fogueira: características, habitat, reprodução e alimentação
O peixe fogueira (Myripristis jacobus) é uma especie de peixe marinho da família dos Holocentridae que pertence ao gênero Myripristis.
Nocturno, passa o dia em ravinas e grutas de coral onde por vezes nada de cabeça para baixo. Pode ser encontrado sozinho ou em pequenos grupos .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do fogueira
O peixe fogueira tem corpo robusto, alto e comprimido lateralmente, olhos muito grandes e boca larga com inserção oblíqua.
As escamas são grandes e também estão presentes nas porções de raios moles das barbatanas dorsal e anal . A cor é vermelho mais ou menos brilhante, que se torna rosa ou prateado na região ventral.
Uma barra subvertical marrom-escura ou preta margeia o opérculo branquial até a altura das nadadeiras peitorais . A parte espinhosa da barbatana dorsal apresenta faixas alternadas de branco e vermelho brilhante, as pontas dos raios espiniformes são brancas.
As barbatanas anal e caudale a parte mole da nadadeira dorsal tem raios externos brancos; as próprias barbatanas têm lóbulos pontiagudos, mede em torno de 20cm, com no máximo 25cm.
Habitat do fogueira
Encontra-se principalmente em recifes de coral mas também em fundos rochosos, por vezes bastante profundos. É normalmente encontrado em ravinas e cavernas durante o dia. Coloniza rapidamente recifes artificiais.
A distribuição batimétrica varia de 0 a 210 metros, mas a presença máxima é de 2 a 35 metros.
Distribuição geográfica
Peixe fogueira é a única espécie de Myripristis amplamente distribuída no Oceano Atlântico . A sua distribuição abrange as áreas tropicais e (parcialmente) subtropicais deste oceano, mas é muito mais comum na parte ocidental.
Ao longo da costa americana , a distribuição se estende desde a Carolina do Norte até o Rio de Janeiro, no Brasil , incluindo o Golfo do México , todo o Mar do Caribe , Bermudas e Bahamas .
No setor oriental do Atlântico está presente, mas é raro ao longo das costas continentais africanas do golfo da Guiné. enquanto é muito mais frequente em numerosas ilhas oceânicas como as Canárias , Santa Helena , Ascensão , Cabo Verde , Annobón e São Tomé e Príncipe.
Reprodução do fogueira
O Peixe fogueira é ovípara, os ovos e as larvas são pelágicos, o estágio larval pelágico dura entre 40 e 58 dias.
Alimentação do fogueira
Alimenta-se de zooplâncton, especialmente larvas de crustáceos como camarões , caranguejos e estomatópodes.
Fotos do fogueira