Peixe dragão: características, alimentação, distribuição e habitat
Peixe dragão (Stomias boa) é um peixe de porte médio de água salgada da família Stomiidae este predador se alimenta principalmente de peixe.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie de peixe é encontrado em grandes profundidades e está presente nos oceanos tropicais e temperados de todo o mundo, menos o norte do Pacífico e o noroeste do Atlântico.
Características do peixe dragão
O peixe dragão é um peixe longo e esguio, ele possui uma cabeça pequena e uma boca com uma mandíbula inferior protuberante e dentes pontiagudos.
Esta espécie de peixe possui a barbatana dorsal e não tem espinhos, mas possui de 17 a 22 raios moles e a barbatana anal possui de 18 a 22 raios moles.
Contudo, estas duas barbatanas estão posicionadas num delgado pedúnculo caudal, sendo que a caudal é bifurcada.
A pele do peixe dragão é coberta por pequenas escamas hexagonais, sendo o seu comprimento máximo de cerca de 32 centímetros.
Além disso, assim como muitos peixes das profundezas do oceano, este possui olhos grandes e o seu corpo é transparente e prateado com manchas iridescentes.
Alimentação
O peixe dragão é um predador e alimenta-se principalmente de peixe.
Onde encontrar o peixe dragão
O peixe dragão é encontrado em grandes profundidades e está presente nos oceanos tropicais e temperados de todo o mundo, menos o norte do Pacífico e o noroeste do Atlântico.
Distribuição e habitat
Esta espécie de peixe se distribui pelo globo amplamente, sendo encontrada no leste do Oceano Atlântico, no oeste do Mar Mediterrâneo, da costa oeste e sul da África ao sul da Mauritânia e desde Angola ao Cabo da Boa Esperança.
Do outro lado do Atlântico, ocorre do noroeste do Canadá até a Argentina. Também foi observado no Chile e na região subantártica do Oceano Índico ao sul da Ilha Heard.
Normalmente habita águas mais profundas do que 1.000 m durante o dia, mas migra para a superfície à noite.