Peixe corda: Características, habitat, alimentação e onde encontrar
O peixe corda (Erpetoichthys calabaricus) é um peixe de água doce da família Polypteridae, que pertence ao gênero Erpetoichthys.
Este é um peixe noturno, que vive em águas lentas mornas, tendo a capacidade de sobreviver com pouco oxigênio. O espécime apresenta uma aparência singular.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, dentro do aquário este peixe passará a maior parte do tempo escondido ou repousando sobre rochas. Por ser noturno, ele sairá apenas de noite para procurar comida.
Características do peixe corda
O peixe corda possui aproximadamente 50 cm de comprimento, dependendo das condições de vida e idade do peixe ele pode ser menor ou maior que isso, podendo chegar a medir até 90 cm de comprimento.
Além disso, é um peixe de aparência única. O espécime possui um corpo alongado e cilíndrico, com escamas ósseas que formam uma carapaça dura e resistente.
Em sua boca, ele tem barbilhões ao redor, que tem sensibilidade ao toque e ajudam o peixe na localização de alimentos. Suas cores costumam variar em cinza ou marrom olivácea, por vezes com manchas escuras.
Habitat
Este espécime é encontrado em rios de água doce e outros ambientes aquáticos com fluxo lento, como exemplo os pântanos e áreas salgadas, que possuam uma densa vegetação aquática e locais para se esconder.
Alimentação
O peixe corda é carnívoro, em seu habitat natural se alimenta de crustáceos, vermes e insetos. Já em aquário, ele não sentirá interesse em consumir alimentos secos, como as rações. Ele pode ser alimentado com alimentos vivos.
Onde encontrar o peixe corda
O peixe corda é nativo do leste da África Ocidental, em rios costeiros do Congo até a Nigéria.