Peixe-coelho Uspi: características, reprodução, alimentação, curiosidades, conservação da espécie e criação
O peixe-coelho Uspi (Siganus uspi) é uma espécie de peixe de água salgada que pertence a família Siganidae, também conhecido como foxface bicolor.
Além disso, esta é uma espécie de peixe marinho raiado, encontrado em recifes de corais em Fiji, no Oceano Pacífico.
O peixe-coelho Uspi é um peixe marinho que Ocasionalmente, entra no comércio de aquários, os adultos vivem aos pares enquanto os juvenis formam cardumes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe-coelho Uspi
O peixe-coelho Uspi é um peixe que tem um corpo profundo comprimido lateralmente, sua profundidade ajustando-se aproximadamente duas vezes em seu comprimento padrão com uma barbatana caudal fracamente bifurcada.
Além disso, a abertura da narina anterior é um tubo muito curto que se expande ligeiramente para trás da narina e possui um espinho procumbente na frente da nadadeira dorsal.
Como todos os peixes coelhos, o peixe-coelho Uspi tem 13 espinhos e 10 raios moles na barbatana dorsal, enquanto a barbatana anal tem 7 espinhos e 9 raios moles.
A cor geral deste peixe é marrom arroxeado escuro, exceto pelas nadadeiras peitorais amarelas, parte raiada das nadadeiras dorsal e anal, onadadeira caudal e parte posterior do corpo, o delineamento das 2 cores é claro.
Reprodução do peixe-coelho Uspi
Pouco se sabe sobre a reprodução desta espécie, porém seus hábitos reprodutivos podem ser assim como componentes do gênero Siganus , ovíparos e fecundados externamente.
Habitat
O peixe-coelho Uspi habita em profundidades entre 3 e 20 m em áreas de corais duros nas encostas de declives nas bordas dos recifes ou nas piscinas mais profundas dentro do resto dos recifes.
Alimentação
Esta espécie de peixe coelho é um herbívoro que se alimenta de algas marinhas, os adultos vivem aos pares enquanto os juvenis formam cardumes.
Curiosidades
Um ponto curioso sobre esta espécie é que em um estudo cientifico descobriu que nos espinhos das barbatanas do peixe-coelho Uspi contêm glândulas de veneno, o mesmo veneno do peixe-pedra.
Conservação do peixe-coelho Uspi
O peixe-coelho Uspi é uma espécie de águas rasas que é endêmica de Fiji e sua população é provavelmente muito fragmentada e aparentemente é incomum para espécies raras.
Além disso, o peixe favorece os recifes de coral e, portanto, pode estar sofrendo com a perda de habitat em partes de sua distribuição, o que pode levar ao declínio da população.
Embora o desenvolvimento costeiro e a coleta para o comércio de aquários também impactarão a população, a IUCN considera que, devido ao seu pequeno alcance e declínio contínuo do habitat, é avaliado como Quase Ameaçado.
Criação do peixe-coelho Uspi
O peixe-coelho Uspi possui a coloração do corpo única, e os dois terços frontais do corpo são marrom-escuros e o terço posterior é amarelo.
Para criação desta espécie requer um aquário de 125 litros ou maior, esta é uma espécie muito pacífica, exceto quando alojada com outros peixes-coelho.
O peixe-coelho Uspi pode ser criado com peixes mais agressivos. Seus predadores tendem a deixá-lo sozinho por causa de seus espinhos dorsais peçonhentos, que ele pode erguer quando perturbado.
Além disso, os peixes-coelho geralmente são seguros para os recifes se forem bem alimentados do contrário, eles podem beliscar e consumir algumas espécies de LPS e corais moles.
Com relação a sua dieta consiste em uma variedade de vegetais frescos e algas, ele belisca e possivelmente come alguns pólipos de coral duros e moles.
Fotos do do peixe-coelho uspi