Peixe-cirurgião albacora: características, alimentação e habitat
O peixe-cirurgião albacora ( Acanthurus xanthopterus ) é uma espécie de peixe de água salgada que pertence a família Acanthuridae, conhecido também como peixe-cirurgião de Cuvier.
Além disso, esta é uma espécie de peixe marinho que muda de cor à medida que envelhecem, essa característica confundia a identificação dos peixes, e originalmente colocava os jovens e os adultos em espécies diferentes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe-cirurgião albacora
O peixe-cirurgião albacora tem oito ou 9 espinhos dorsais, 25-27 raios moles dorsais, três espinhos anais, 23-25 raios moles anais e 16-24 rastros branquiais anteriores e 17-22 posteriores.
Com relação a sua cor o corpo é cinza arroxeado, e tem uma região de amarelo fosco na frente de seu olho.
O terço de sua barbatana peitoral é amarelo, a parte distal extrema é hialina, suas barbatanas dorsal e anal são cinza amarelado e amarelo opaco e a nadadeira caudal é arroxeada e o espinho caudal é pequeno.
Habitat
Este espécie de cirurgião vive perto de recifes de corais em profundidades que variam de 5 a 90 m, e os juvenis habitam águas costeiras rasas, protegidas e turvas, enquanto os adultos preferem áreas mais profundas de baías e lagoas protegidas.
Alimentação
O peixe-cirurgião albacora se alimenta de diatomáceas, película de detritos de areia, algas filamentosas, hidróides e pedaços de peixes.
Fotos do peixe-cirurgião albacora
Onde encontrar do peixe-cirurgião albacora
O peixe-cirurgião albacora pode ser encontrado desde a África Oriental até as ilhas havaianas e a Polinésia Francesa, do norte ao sul do Japão , ao sul da Grande Barreira de Corais e da Nova Caledônia , e no Pacífico Oriental, do baixo Golfo da Califórnia e da Ilha Clipperton até o Panamá e as Ilhas Galápagos.