Peixe-borboleta piramide ( Hemitaurichthys polylepis ) é uma espécie de peixe marinho que pertencente à família Chaetodontidae .
A espécie como planctívora pode ser afetada por reduções induzidas pelo clima na produtividade planctônica.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Não parece haver nenhuma ameaça atual para esta espécie e ela está listada como de menor preocupação (LC) pela IUCN.
Características do peixe-borboleta piramide
O peixe-borboleta piramide é um peixe de pequeno porte que pode atingir um comprimento máximo de 18 cm.
Seu corpo é comprimido lateralmente com um perfil corporal arredondado, e seu focinho se projeta ligeiramente para a frente com uma pequena boca protuberante (extensível).
A sua pintura muito característica não deixa dúvidas quanto à identificação. Uma zona castanho-amarelada escura, cuja cor pode variar em intensidade, mascara totalmente a cabeça e estende-se até uma linha desde os primeiros raios da barbatana dorsal até ao início das suas barbatanas pélvicas .
O resto do corpo é branco, incluindo o pedúnculo e a barbatana caudal. A inserção de áreas amarelo-alaranjadas na parte superior do lado forma um padrão piramidal característico, daí o nome do peixe. A nadadeira anal também é amarelo-alaranjada.
Habitat do peixe-borboleta piramide
O peixe-borboleta piramide aprecia as encostas dos recifes externos, de onde pode nadar em águas abertas para obter sua comida. Pode ser visto em profundidades de 3 a 60 metros de profundidade.
Distribuição geográfica
O peixe-borboleta piramide é difundido em todas as águas tropicais e subtropicais do Indo-Pacífico central, de Cocos Keeling e Ilha Christmas à Polinésia e do sul do Japão à Nova Caledônia .
Alimentação do peixe-borboleta piramide
O peixe-borboleta piramide vive em grandes cardumes e se alimenta de plâncton em águas abertas fora de seu recife de abrigo.
Estado de conservação
A espécie como planctívora pode ser afetada por reduções induzidas pelo clima na produtividade planctônica. Não parece haver nenhuma ameaça atual para esta espécie e ela está listada como de menor preocupação (LC) pela IUCN.