Peixe borboleta africana (Pantodon buchholzi) é um peixe de água doce é a única espécie da família Pantodontidae pertencendo a ordem dos Osteoglossiformes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Esta espécie de peixe possui esse nome porque, quando visto de cima, suas barbatanas peitorais espalhadas se parecem com as asas de borboletas.
Além disso, as barbatanas possuem cores verdes acastanhadas juntamente com pequenas manchas escuras e, dessa forma ajuda o peixe a saltar para capturar insetos que estejam acima da superfície.
Origem
O peixe borboleta africana é nativo da África Ocidental e Central
Características do peixe borboleta africana
O peixe borboleta africana possui um corpo superior e inferior plano com um perfil quase retangular. Seus lados são convexos e suas narinas projetam pequenos tubos.
A característica mais marcante da espécie são suas nadadeiras, as nadadeiras peitorais e pélvicas são alongadas como asas, a nadadeira dorsal é arredondada e retraída ao longo do corpo.
As barbatanas anal e caudal são alongadas, boca muito grande, seu nome popular borboleta é devido a sua aparência de cima, suas grandes barbatanas peitorais lembram asas dando-lhe a aparência de uma borboleta.
A barbatana peitoral tem uma dupla função, ajuda a camuflar o peixe fazendo-o parecer uma folha morta a flutuar na superfície da água e também serve para ajudar o peixe a dar grandes saltos para fora da água, para apanhar insetos ou potencialmente escapar de predadores. Embora salte longe, ele não é um peixe planador, mas um saltador balístico.
Reprodução do peixe borboleta africana
Ovíparo, ovos distribuídos em plantas flutuantes. Depois de perseguir a fêmea e abraçá-la com suas barbatanas, o macho liberará os ovos em meio às plantas flutuantes, que serão fertilizados pelo macho.
Eles podem colocar ovos durante vários dias, com uma média de 80 a 200 ovos por dia. As larvas eclodem entre três e quatro dias. Não há cuidado parental e os pais podem comer ou fritar os ovos.
Os machos são mais magros e têm uma nadadeira anal côncava mais longa que as fêmeas. As fêmeas têm uma nadadeira anal reta e tendem a ser mais grossas.
Habitat
O peixe borboleta africana habita em águas calmas de pântanos, riachos e lagoas e pode ser encontrado na superfície de áreas mais calmas dos rios em meio a densa vegetação aquática e plantas flutuantes.
Onde encontrar o peixe borboleta africana
O peixe borboleta africana pode ser encontrado na África, no Lago Chade, na bacia do rio Congo, além do delta do Níger, baixo do Ogun e rio Cross.
Criação do peixe borboleta africana em aquário
Manutenção em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 80 cm x 30 cm x 40 cm (96 litros), a presença de muitas plantas altas que se aproximam da superfície é apreciada pela espécie, assim como as plantas flutuantes.
O aquário deve estar bem coberto, esta espécie é uma excelente saltadora.
Paramentos da água
• água doce;
• pH: 6.0 – 7-6;
• Dureza: 5 – 15;
• Clima: tropical; 23°C – 30°C;
Temperamento / Comportamento
O peixe-borboleta africano é um predador voraz que prefere viver sozinho e caçar na superfície onde os insetos ficam a maior parte do tempo.
Eles também são bons peixes para viver em aquários comunitários, embora comam peixes menores. No entanto, devido à sua agressividade, evite colocá-los com outros peixes de superfície, pois podem causar problemas.
Alimentação
Esta espécie de peixe é Carnívoro, essencialmente insetívoro, em seu ambiente natural alimenta-se basicamente de insetos terrestres e secundariamente de pequenos peixes e ninfas de insetos.
Já em cativeiro poderá demorar a aceitar alimentos secos, devendo ser treinado para tal, portanto, considere fornecer alimentos vivos periodicamente como artêmias vivas, insetos, e pequenos peixes.