Peixe Bodião-limpador: características, habitat, reprodução e alimentação
Bodião-limpador(Labroides dimidiatus) é uma especie de peixe marinho da família dos Labridae do gênero dos Labroides.
é uma das várias espécies de peixes limpadores encontrados em recifes de corais da África Oriental e do Mar Vermelho até a Polinésia Francesa .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Como outros bodiões limpadores, ele come parasitas e tecido morto da pele de peixes maiores em uma relação mutualística que fornece alimento e proteção para o bodião , e benefícios consideráveis para a saúde dos outros peixes .
Características do bodiões-limpadores
O bodião-limpador tem de 8 a 10 cm de comprimento e é comum ao longo das costas do Indo-Pacífico tropical , desde o Mar Vermelho , Golfo Pérsico e África oriental até a Polinésia , alcançando o norte do sul do Japão .
Freqüenta principalmente os recifes de coral tanto nas lagoas como nas partes externas, profundidades entre 1 e 40 metros, mas geralmente não superior a 30 .
Uma forma particular de simbiose mutualística muito difundida no ambiente aquático, tanto marinho como de água doce, é representada pelo comportamento de limpeza realizado pelos chamados peixes limpadores.
Habitat do Bodiões-limpadores
Bodião limpador é encontrado em recifes de corais nos trópicos, desde o Mar Vermelho e Oceano Índico até o Pacífico ocidental (incluindo Papua Nova Guiné , Japão , Fiji e Polinésia Francesa ).
Foi registrado pela primeira vez na Reserva Marinha das Ilhas Kermadec, ao norte da Nova Zelândia , em 2015, depois que os pesquisadores examinaram centenas de horas de filmagens de documentários não utilizados.
Reprodução do Bodiões-limpadores
Após um complexo ritual nupcial, a fêmea põe pequenos ovos flutuantes . As larvas passam por um período de vida em águas abertas, antes de se instalarem em um trecho de recife de coral.
Alimentação do Bodiões-limpadores
O peixe bodião-limpador sobrevive removendo parasitas e tecidos mortos de peixes maiores. Esse comportamento de escovação é um exemplo de relacionamento que beneficia ambas as partes.
Estado e conservação
Alguns espécimes são capturados e mantidos como animais de aquário. Os recifes de coral que desaparecem podem afetar negativamente o estoque.
O declínio populacional é considerado moderado. A IUCN classifica as espécies globalmente como viáveis .