Peixe arqueiro: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O peixe arqueiro (Toxotes jaculatrix) é um peixe de água doce endémico do sudeste asiático, que pertence a família Toxotidae.
Além disso, este peixe é conhecido por sua habilidade única de cuspir água quando o caça suas presas. Ele faz isso atirando jatos de água com a boca e derrubando insetos na água.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe Arqueiro
O peixe arqueiro possui cores prateadas com manchas pretas e regula medindo aproximadamente 20 cm de comprimento. Tem horas proeminentes em um corpo alongado e comprimido na lateral.
Hábitat
Esta espécie é encontrada habitando em rios e estuários costeiros no sudeste da Ásia, em águas de característica rasa e parcialmente salobras. O peixe da preferência a partes que possuem uma boa densidade de plantas aquáticas para que ele possa se esconder.
Alimentação
O peixe arqueiro se alimenta de insetos, crustáceos e pequenos peixes.
Além disso, quando avista uma presa ele contraia os músculos da boca para atirar jatos de água nela e derrubá-las na água, onde ele as captura e consome.
Onde encontrar o peixe Arqueiro
O peixe arqueiro é encontrado nas águas doces do sudeste Asiático.
Criação do peixe Arqueiro
Tamanho do aquário
É recomendado para abrigar um casal da espécie que o aquário possua no mínimo 120 litros.
Paramentos da água
– pH: Manter o pH da água entre 7.0 e 8.0;
– Dureza da água: 12 e 25 °GH;
– Temperatura: 25ºC a 30ºC;
Decoração do aquário
É interessante decorar o aquário com muitas raízes e plantas para simular o hábitat natural do peixe, fazendo com que ele se sinta mais seguro.
Comportamento
É um peixe geralmente pacífico, mas que pode se tornar territorial. Ele costuma se dar bem com outras espécies, porém não é interessante colocá-los com peixes pequenos, para que não se torne presas.
Reprodução em aquário
A reprodução do peixe em aquário pode ser desafiadora, mas com alguns cuidados específicos é possível induzi-la.
É recomendado que o aquário possuam tamanho para abrigar várias espécies, já que é difícil distinguir o macho da fêmea.
Alguns cuidados específicos, como a temperatura ideal e a oferta de superfícies adequadas para desovar, ajudarão a aumentar as chances de sucesso na reprodução deste peixe.
Alimentação
o peixe aquário é carnívoro e pode ser alimentado com uma dieta rica em proteínas, que contemplem alimentos vivos ou congelados, como por exemplo larvas de mosquitos, artêmias e dáfnias.