Peixe-anjo-rainha ( Holacanthus ciliaris ) é uma espécie de peixe-anjo marinho encontrado no Oceano Atlântico ocidental .
É uma espécie comum em recifes superficiais do Caribe e do Brasil, e com populações aparentemente estáveis.
Sua carne é considerada de boa qualidade para consumo humano em partes de sua distribuição.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Embora seja comercializado principalmente para o mercado aquarista , foram registrados 43.730 espécimes para exportação no Brasil, no período de 1995-2000.
Características do peixe-anjo-rainha
É um peixe-anjo típico, de corpo curto e comprimido lateralmente e boca pequena, com dentes minúsculos em forma de escova. Seu primeiro espinho dorsal se desenvolve em um filamento muito saliente.
A nadadeira anal tem um filamento menor em seu ângulo. Tem um forte espinho no ângulo do pré-opérculo . Tem 14 espinhos dorsais, 19-21 raios moles dorsais, 3 espinhos anais e 20-21 raios moles anais.
Quando adulto, a coloração da base do corpo e das nadadeiras dorsal e anal é azul-púrpura, com as bordas azul-claras. Possui escamas com bordas amarelo-alaranjadas. As nadadeiras peitorais, pélvicas e caudal são amarelas.
Na nuca tem uma grande mancha preta distintiva, com pontos claros no interior e contornado por um anel azul claro.
E na base da barbatana peitoral tem outra mancha azul. A cabeça, acima dos olhos é azul escuro, e abaixo, amarelo esverdeado, a boca, queixo, pescoço e peito são azul-púrpura.
Os espécimes jovens têm cabeça, corpo e barbatanas azuis escuros e adicionam até 5 listras verticais azuis claras à sua pintura. O peito, as barbatanas pélvicas e a barbatana anal são amarelas.
Habitat do peixe-anjo-rainha
O peixe-anjo-rainha é associada a recifes e classificada como não migratória. Comum em recifes de corais , onde costuma ocorrer aos pares, mas também solitário. Desliza graciosamente entre gorgônias e colônias de corais.
Sua faixa de profundidade está entre 1 e 70 metros, 9 e em uma faixa de temperatura entre 20,48 e 28,06 °C.
Reprodução do peixe-anjo-rainha
O peixe-anjo-rainha é dióica e ovípara. Seu comportamento sexual é polígino , com o macho reunindo um harém de cerca de 4 fêmeas, que corteja e fertiliza alternadamente.
Os machos se comunicam com as fêmeas por meio de mudanças temporárias de cor durante o namoro. A fecundação é externa, desovando aos pares. Eles têm pelo menos uma temporada de desova clara a cada ano.
Em Porto Rico eles fazem isso durante o inverno e ao pôr do sol. A fêmea pode produzir entre 25.000 e 75.000 ovos por tarde.
Alimentação do peixe-anjo-rainha
O peixe-anjo-rainha alimenta-se principalmente de esponjas , embora também comam tunicados , briozoários e hidróides , bem como algas.
Curiosidades
O peixe-anjo-rainha normalmente não é comido ou pescado comercialmente . São capturados principalmente para o comércio de aquários , onde são muito valorizados.
Como juvenis, os peixes-anjo podem se adaptar a comer alimentos típicos de aquário e, portanto, têm uma taxa de sobrevivência mais alta do que os indivíduos adultos, que requerem uma dieta mais especializada.