Início » Peixes » Peixe-anjo-preto: características, reprodução, alimentação e habitat

Peixe-anjo-preto: características, reprodução, alimentação e habitat

peixe-anjo-preto

O peixe-anjo-preto (Pomacanthus arcuatus) é uma espécie de peixe de água salgada que pertence a família Pomacanthidae, conhecido também como peixe-anjo-cinzento e pote.

peixe-anjo-preto
peixe-anjo-preto

Além disso, ele é uma espécie de peixe marinho com nadadeiras raiadas pertencente à família dos peixes-anjo-marinhos, é encontrado no Oceano Atlântico Ocidental.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

O peixe-anjo-preto é uma espécie originário do oceano Pacífico, e faz parte da subfamília Pomacanthidae, cujos representantes são consideerados, principalmente por suas cores, como os mais belos peixes marinhos do mundo.

Contudo, esse peixe não apresenta dimorfismo sexual, isto é, macho e fêmea parecem idênticos, o que não corre com a maioria dos peixes.

Características do peixe-anjo-preto

características do peixe-anjo-preto
características do peixe-anjo-preto

O peixe-anjo-preto tem um corpo comprimido em forma de disco com uma cabeça grande e focinho pequeno, e o focinho tem uma boca na ponta, que é preenchida com pequenos dentes semelhantes a cerdas.

Os juvenis têm o corpo preto marcado com cinco faixas verticais amarelas, três na cabeça e duas no corpo, e a nadadeira caudal tem uma mancha preta que pode ser alongada ou retangular.

Além disso, os adultos são de cor acinzentada pálida e cobertos de manchas pretas, a cabeça é cinza claro com uma boca branca, as barbatanas dorsal e anal apresentam frequentemente flâmulas alongadas.

Reprodução do peixe-anjo-preto

Na parte norte de sua distribuição, a época de desova é no verão, de abril a setembro, eles foram registrados para desovar acima de recifes profundos nas primeiras horas da manhã.

O peixe nada um ou dois metros acima do recife e se entregou a uma breve perseguição, os dois irão atrás do intruso, e quando estão prontos, eles nadam para cima, juntando suas barrigas para liberar ovos e leite, as fêmeas podem liberar de 25.000 a 75.000 ovos.

Alimentação

peixe-anjo-preto
peixe-anjo-preto

O peixe-anjo-preto é uma espécie diurna que se esconde no recife durante a noite, e se alimenta principalmente de esponjas, algas, bem como de tunicados, zoantários, gorgônias, hidróides e briozoários.

Habitat

Esta espécie é encontrado em profundidades entre 3 e 30 metros, sobre recifes de corais e rochosos, os juvenis ocorrem em profundidades rasas em recifes e em leitos de ervas marinhas.

Onde encontrar o peixe-anjo-preto

O peixe-anjo-preto é encontrado no Oceano Atlântico Ocidental, de Nova York ao Rio de Janeiro, embora normalmente não seja encontrado ao norte da Flórida durante o inverno.

Fotos do peixe-anjo-preto

peixe-anjo-preto
peixe-anjo-preto
peixe-anjo-preto
peixe-anjo-preto
peixe-anjo-preto
peixe-anjo-preto

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.