Peixe-anjo-dourado: características, habitat, reprodução e alimentação
Peixe-anjo-dourado ( Centropyge aurantia ) é uma especie de peixe da família dos Pomacanthidae que pertence ao gênero Centropyge.
Foi descrito oficialmente pela primeira vez em 1974 por John Ernest Randall e Richard C Wass , com base em espécimes do porto de Pago Pago , Tutuila , Samoa Americana.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Seu nome científico, derivado do latim aurantia ( “laranja” ), refere-se à cor geral desse peixe. Esta espécie vive nos recifes rasos do Oceano Pacífico ocidental.
Características do peixe-anjo-dourado
O peixe-anjo-dourado é uma cor laranja avermelhada marcada com numerosas barras douradas sinuosas verticais finas em seus flancos. As barbatanas dorsal, anal e caudal apresentam algumas bandas submarginais escuras.
O olho é circundado por um anel azulado escuro. A barbatana dorsal contém 14 espinhos e 16–17 raios moles, enquanto a barbatana anal tem 3 espinhos e 17–18 raios moles.
Esta espécie atinge um comprimento total máximo de 10 centímetros.
Habitat do peixe-anjo-dourado
O peixe-anjo-dourado habita áreas com muitos recifes de corais e afloramentos rochosos, muitas vezes se escondendo em fendas cercadas por esponjas.
Distribuição geográfica
O peixe-anjo-dourado é encontrado no Oceano Pacífico Ocidental. Seu alcance se estende desde o leste da Indonésia até Papua Nova Guiné e as Ilhas Salomão a leste de Fiji e Samoa.
Ocorre até o sul da Austrália, onde foi registrado em Carter Reef, ao largo de Queensland .
Reprodução do peixe-anjo-dourado
Como outras espécies de angelfish, peixe-anjo-dourado é uma espécie hermafrodita protogínica , ou seja, é primeiro fêmea e depois muda para macho sob crescimento e estímulos sociais. O peixe mais dominante se transforma em macho quando não há outro macho por perto.
Na época da reprodução, esse peixe-anjo forma pequenos haréns formados por um macho dominante e algumas fêmeas. Os gametas são lançados na água. A fecundação é externa e os ovos e depois as larvas são pelágicos.
Alimentação do peixe-anjo-dourado
Peixe-anjo-dourado é um peixe onívoro que se alimenta de algas , pequenos invertebrados e detritos, resíduos orgânicos de plantas ou animais mortos em decomposição
Comportamento
Peixe-anjo-dourado é um peixe terrivelmente tímido e medroso que raramente é visto na natureza. De facto, o seu carácter desconfiado leva-o a preferir densos matagais de coral onde passa a maior parte do tempo enclausurado e longe dos mergulhadores.
Fotos do peixe-anjo-dourado