Peixe-anjo de Potter: características, habitat, reprodução e alimentação
Peixe-anjo de Potter (Centropyge potteri ) é uma especie de peixe da família Pomacanthidae que pertence ao gênero Centropyge.
vive no Pacífico ao largo do Havaí , mas também foi visto nas Ilhas Midway e no Atol Johnston . Prefere recifes externos , fundos de rocha e seixos em profundidades de menos de 10 metros a 138 metros; Peixes juvenis também ficam em profundidades de cinco metros ou mais.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Os representantes desta espécie de peixe comum nunca saem das proximidades de seus respectivos esconderijos.
Características do peixe-anjo de Potter
O peixe-anjo de potter tem um corpo laranja brilhante marcado com finas listras verticais que vão do azul ao preto.
As barbatanas dorsal , caudal e anal têm uma margem azul vívida, enquanto as barbatanas peitorais e pélvicas são de cor laranja a amarelo brilhante.
Os machos têm uma área mais larga de azul no meio do corpo que se estende até a barriga.
Há uma metamorfose de cor azul vívido em águas profundas em que a faixa é preta ou roxa com listras pretas a bordô, que ocorre em profundidades abaixo de 60 metros. Esta espécie atinge um comprimento total máximo de 10 centímetros.
Habitat do peixe-anjo de Potter
O peixe-anjo de potter é encontrado em profundidades entre 10 e 120 metros.
Esta espécie vive em áreas de rocha, coral ou entulho em recifes próximos ao mar. Os juvenis são ocasionalmente registrados em águas rasas de até 5 metros.
Reprodução do peixe-anjo de potter
Eles são hermafroditas protogínicos e, se nenhum macho estiver presente, a fêmea dominante mudará de sexo. Desovaocorre entre dezembro e maio e geralmente ocorre ao anoitecer.
Um par de desova selecionará um alto afloramento de rocha em seu território para desovar. O macho inicia o namoro aproximando-se da fêmea e nadando ao lado dela em uma posição vertical e usando um movimento sinuoso e suave.
Ele então se move para ficar acima da fêmea, para, levanta as nadadeiras dorsal e anal, começa a agitar as nadadeiras peitorais e faz uma ligeira curva lateral antes de começar a flutuar lentamente.
Alimentação do peixe-anjo de potter
O peixe-anjo de Potter é uma espécie bentopelágica que se alimenta de algas e detritos.
Estado de conservação
A espécie está listada na Lista Vermelha da IUCN como Menos Preocupante , ano de avaliação de 2009. O tamanho da população é estável de acordo com a IUCN.