Início » Peixes » Peixe-anjo bellus: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Peixe-anjo bellus: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

características do peixe-anjo bellus

O peixe-anjo bellus (Genicanthus bellus) é um peixe de água salgada que pertence a família Pomacanthidae, conhecido como peixe-anjo ornamentado.

Além disso, esta é uma das menores espécies de peixe-anjo, no entanto, não é considerado um peixe anão, esses peixes podem chegar até 18 cm e parecem se adaptar bem aos aquários domésticos.

 peixe-anjo bellus
peixe-anjo bellus

Ao mesmo tempo em que os machos e fêmeas são fáceis de diferenciar, pois os machos possuem uma barbatana dorsal laranja e uma faixa horizontal laranja perto da linha lateral.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Origem

Esta espécie é nativa do Oceano Índico Oriental Atol de Cocos-Keeling.

Características do peixe-anjo bellus

características do peixe-anjo bellus
características do peixe-anjo bellus

O peixe-anjo bellus apresenta coloração e padronização diferentes entre os sexos, as fêmeas e os juvenis têm coloração de fundo acinzentado a azulado e são marcados com largas faixas pretas e uma faixa longitudinal azul nos flancos inferiores.

Além disso, a cor de fundo dos machos é de azul pálido a acinzentado e eles têm listras douradas horizontais ao longo do centro dos flancos e outra ao longo da parte inferior das costas.

Por outro lado, nos machos as bases das nadadeiras peitorais e dorsais são da mesma cor que as listras do corpo, a barbatana caudal são despigmentadas frequentemente marcadas com manchas alaranjadas, estas têm extensões filamentosas e são azuis brilhantes.

Alimentação

O peixe-anjo bellus se alimenta principalmente de plâncton, formando cardumes em meia-água para se alimentar.

Habitat

peixe-anjo bellus
peixe-anjo bellus

Esta espécie é encontrado em profundidades entre 25 e 100 metros, e vive em recifes profundos, frequentemente em áreas que são varridas por fortes correntes nos declives exteriores.

Onde encontrar o peixe-anjo bellus

Esta espécie encontra-se na região do Indo-Pacífico e tem uma distribuição ampla, mas localizada no oeste do Oceano Pacífico e leste do Oceano Índico.

Criação do peixe-anjo bellus em aquário

Tamanho do aquário

criacao do peixe-anjo bellus em aquario
criacao do peixe-anjo bellus em aquario

O aquário do peixe-anjo bellus deve possuir no mínimo 450 litros para um pequeno grupo dessa espécie.

Parâmetros da Água

– pH: Manter o pH da água entre 8.1 – 8.4;
– Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH;
– Temperatura: Devem ser mantidos entre 22°C – 24°C;

Alimentação

O peixe-anjo bellus é uma espécie Onívoro. sua dieta deve ser variada com alimentos vivos, incluindo vitaminas enriquecidas com artêmias, spirulina, algas marinhas, mysis e camarão congelado.

Temperamento / Comportamento

Os machos da espécie podem brigar com outros machos da mesma espécie, ao mesmo tempo em que podem brigar com outros peixes-anjos, portanto, mantenha apenas um macho no aquário, ele pode ser mantido com várias fêmeas.

Reprodução / Acasalamento

O peixe-anjo bellus é uma espécie hermafrodita e têm a capacidade de mudar de sexo feminino para masculino, e os machos podem até mesmo voltar a ser fêmea, caso nenhuma fêmea estiver presente no aquário.

Além disso, eles são animais difíceis de reproduzir, mas muitos aquaristas observaram com sucesso esses peixes desovando regularmente em grandes aquários.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.